by /0 comments

18% dos beneficiários do bolsa família tem desinteresse ou abandonam a escola

O desinteresse e o abandono respondem por 18% dos casos de baixa frequência das aulas dos beneficiários do bolsa família no último bimestre, revela um estudo do Ministério da Educação divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo. São em torno 40 mil alunos entre 6 e 17 anos.

A pesquisa identificou também que 9,32% da baixa freqüência está relacionada com negligência dos pais ou responsáveis. Já a gravidez precoce é motivo de 0,5% dos casos. Em março e abril, 1.093 meninas grávidas não cumpriram a exigência de frequência das aulas do programa. Motivos desconhecidos não explicam 44% da baixa frequência.

O jornal informa que 6.545 famílias terão o benefício cancelado neste mês de maio e mais 3.869 jovens de 16 e 17 anos serão afastados do programa, que paga entre R$ 22 e R$ 200 mensais às famílias para presença dos filhos em pelo menos 85% das aulas no ensino fundamental e 75% no ensino médio.

“A exclusão de uma família do programa significa um fracasso da família e também um fracasso do poder público”, disse a secretária do Ministério do Desenvolvimento Social, Lúcia Modesto, à repórter Marta Salomon.

Desde o início do programa, punições por faltas na escola atingiram cerca de 5 milhões de vezes, informa o Ministério do Desenvolvimento Social.

Para evitar a exclusão das famílias por baixa frequência escolar, o ministério acompanha as famílias que tiveram o pagamento bloqueado por um mês e enfrentam a segunda suspensão temporária por um período de 60 dias.

“A transferência de renda ajuda, mas não resolve todos os problemas”, disse o diretor de estudos e acompanhamento de vulnerabilidades do Ministério da Educação, Daniel Ximenes.

O jornal informa que o bolsa-família contribui para evitar o abandono escolar. A taxa de abandono entre os beneficiários do programa é quase a metade da taxa nacional registrada nas escolas públicas.

Leia a íntegra da matéria de O Estado de S. Paulo

freevulkanclub отзывыМалий Владиславпескоструй цена работы