by /0 comments

18 milhões participam de olimpíada de matemática de escolas públicas

Quarta edição do evento conta com a participação de 40 mil escolas em 98% dos municípios brasileiros.

Mais de 18 milhões de alunos da rede pública de ensino participaram na terça-feira, dia 26, da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). É a quarta edição do evento e conta com a participação de 40 mil escolas em 98% dos municípios brasileiros.

Segundo o coordenador da OBMEP em Brasília, Reginaldo Ramos de Abreu, o objetivo da competição é desmistificar a idéia de que a matemática é um “bicho-papão”. “A matemática nas escolas é uma disciplina essencial na vida de qualquer cidadão, uma ferramenta indispensável, não adianta brigar com a matemática”, disse ele à Agência Brasil.

As provas são aplicadas e corrigidas na própria escola, que seleciona 5% dos alunos com melhor rendimento para participarem da segunda fase, em novembro. A OBMEP é destinada aos alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio.

Os vencedores serão conhecidos em fevereiro de 2009. São premiados 300 alunos com medalha de ouro, 900 alunos com medalha de prata, 1,8 mil com medalha de bronze, além de 30 mil menções honrosas. Os 3 mil alunos melhor classificados ganham bolsa de iniciação científica de R$ 100 mensais (durante um ano) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para continuarem estudando sob a coordenação da OBMEP.

Para o coordenador, o projeto não é uma “competição pura” porque estimula o aprendizado e descobre talentos. “Quando surge uma idéia como essa, uma competição para motivar o aluno, a tendência é que todos se envolvam. As olimpíadas têm impacto no aprendizado, nós temos notícia de várias escolas em que os alunos organizam grupos de estudo no turno contrário”, disse.

Os professores, escolas e gestores também são premiados com cursos de capacitação. As escolas ganham computadores e livros para montarem uma biblioteca básica de matemática.

A Olímpiada de Matemática é promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Visite o site da OBMEP

mositaldent.ru отзывылобановский александр компроматтрековые светильники для дома