by /0 comments

20% dos jovens não completam o ensino fundamental

O Brasil tem 813,2 mil analfabetos entre 18 e 29 anos que vivem na zona urbana, informa o jornal Folha de S. Paulo

Cerca de 20% dos jovens entre 18 e 29 anos que vivem na zona urbana não completaram o ensino fundamental, informa o jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira, 21 de janeiro.

De acordo com o estudo do governo federal, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006, do IBGE, dos 34 milhões de jovens, 7,4 milhões tiveram de um a sete anos de estudo. Segundo a reportagem o Brasil tem 813,2 mil jovens analfabetos.

Alagoas lidera a lista da exclusão educacional. Dos 432,2 mil jovens do Estado, 28,6 mil são analfabetos e 171,6 mil não tiveram sete anos de estudo. Em São Paulo, que tem o menor índice de exclusão, dos 8,3 milhões de jovens, há 99,3 mil analfabetos e 1,1 milhão sem o ensino fundamental.

O Nordeste é a região que tem o maior índice de jovens urbanos nesta situação: 35%. Depois estão Norte (31%), Centro-Oeste (25%), Sul (19%) e Sudeste (18%).

“Somos um país de história recente de letramento. É preciso uma mobilização da sociedade e uma escola atraente e que alfabetize de verdade, além de uma mobilização na formação de professores. Que ele [professor] seja um agente letrador, para efetivamente letrar os seus alunos”, afirmou a professora Stella Bortoni, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, ao repórter Eduardo Scolese.

Leia a íntegra da reportagem da Folha de S. Paulo (só para assinantes do jornal)

seattle translation servicesitalian to englishфильтр магистральный