by /0 comments

20 mil crianças testam a Provinha Brasil

O exame classificará o aluno de 8 anos em três níveis: os que sabem o suficiente, os que sabem menos que o necessário e os que sabem mais do que o necessário

Cerca de 20 mil estudantes de 8 anos das escolas públicas de todo o Brasil já estão fazendo um pré-teste da Provinha Brasil, exame que irá avaliar a alfabetização das crianças em 2008, informa o jornal O Estado de S. Paulo.

A prova é uma das diretrizes do acordo de adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do governo federal, que Estados e Municípios terão que cumprirmeta

do Ministério da Educação para 2022 é que nenhuma criança chegue à quarta série do ensino fundamental, aos nove ou aos dez anos, sem domínio da leitura e da escrita.

A Provinha é preparada pelo MEC, mas será realizada por Estados e Município. O resultado não precisa ser repassado ao ministério. “É um instrumento para escolas e redes fazerem o seu próprio diagnóstico, o que as crianças estão ou não aprendendo”, afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), à repórter Lisandra Paraguassú.

Em março do ano que vem, Estados e municípios já começarão a receber os kits de avaliação. Segundo a reportagem, o Inep fará sua própria amostra, uma vez por ano, para ter uma idéia de como está a alfabetização no País. A primeira deverá ser no final de 2008.

Ao contrário da Prova Brasil, os resultados serão nacionais e por região, e não por municípios e escolas.

O exame vai classificar o aluno de 8 anos em três níveis: aqueles que sabem o suficiente, os que sabem menos que o necessário e os que sabem mais do que o necessário.

O jornal informa que até agora 3.708 dos 5.665 municípios brasileiros já aderiram ao PDE. Entre os Estados, só São Paulo e Minas Gerais ainda não aderiram. No entanto, todos poderão fazer a prova, se assim desejarem. Leia a matéria de O Estado de S. Paulo

лобановский александрконтейнеркаталоги лего