by /0 comments

45% dos alunos das federais estudaram na escola pública

O número de estudantes negros, pardos e índios e pobres aumentou de 5,9% em 2004 para 8,7% em 2010, em todas as regiões, revela o jornal Valor Econômico

O projeto de lei que destina 50% das vagas nas universidades federais a alunos das escolas públicas não deve alterar muito o atual quatro das matrículas, revela o jornal Valor Econômico. Uma reportagem de Luciano Máximo mostra uma pesquisa na qual 45% dos 900 mil alunos matriculados nas 59 instituições da rede federal estudaram no ensino médio público.

O estudo “Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras” foi concluído em julho de 2011 pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

O trabalho mostra que os maiores percentuais de alunos das escolas públicas na federais são nas regiões Norte, com 71,5%, e Sul, com 50,5%. Nordeste e Centro-Oeste tem, respectivamente, 41,5% e 40,5%. O Sudeste tem o menor índice: 37%.

A pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rosana Pereira Parente, integrante do Fonaprace, elogia a política de ação afirmativa para combater as desigualdades educacionais, mas teme que um modelo único possa ser “uma estratégia complicada”.

“Algumas particularidades devem ser observadas, aqui na região Norte o mercado privado da educação básica não é tão forte quanto nos grandes centros e temos mais índios que negros e pardos. Com a lei, ações afirmativas que temos aqui são prejudicadas”, disse.

O estudo indica que o número de estudantes negros, pardos e índios e pobres aumentou em todas as regiões, de 5,9% em 2004 para 8,7% em 2010. No Norte, o percentual passou de 6,8% para 13,4% e no Nordeste, de 8,6% para 12,5%.

Perto de 45% dos estudantes das universidades federais pertencem às classes C, D e E. Os estudantes da classe A somam 15% em 2010. Os universitários da classe B representam 41% do total.

crm программыдуховный центр возрождение мунтянаформа 086у