by /0 comments

450 mil estudantes farão o Enade neste domingo

Exame é obrigatório para todos em final de primeiro ano e de último ano das áreas e cursos a serem avaliados

Cerca de 450 mil universitários distribuídos por 4,5 mil cursos em todo Brasil participarão do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), neste domingo, dia 21 de novembro. O exame é obrigatório para todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados.

Serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

O diretor de gestão e desenvolvimento acadêmico da pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos José de Carvalho Pinto, disse ao jornal A Notícia que o Enade é importante para conhecer os problemas da universidade. “É o momento para o aluno mostrar para a gente (da reitoria) que um curso não está bem”, disse à repórter Julia Antunes.

Segundo ele, a adesão dos alunos ao exame depende dos próprios cursos. “Muitos motivam e incentivam, em outros há até mesmo a sugestão de boicote. A pró-reitoria procura sempre mostrar a importância do Enade”, disse. Além de responderem às perguntas sobre assuntos gerais e específicos da graduação, os estudantes que estão ingressando e saindo da faculdade também responderam a um questionário sobre a infraestrutura do curso e preparação dos professores. Há também um questionário encaminhado aos coordenadores da graduação.

Mais informações sobre o Enade

pavel fedorovкомпания полигонсварочный купить