by /0 comments

5/06: Dia Mundial do Meio Ambiente – Escola forma alunos conscientes

Amanhã, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 1972, na Suécia, a ONU instituiu a data e ressaltou que as questões ambientais deveriam ser o centro das preocupações da humanidade, e que o futuro da Terra dependeria do desenvolvimento de valores e princípios que garantiriam o equilíbrio ecológico.

37 anos depois, é fato que o Meio Ambiente está no centro das preocupações das escolas, que investem em projetos de sustentabilidade, e garantem a formação de uma geração “verde”. Na Escola Cidade Jardim Play Pen, na zona oeste da capital, crianças a partir de um ano de idade, estão envolvidas nos processos de reaproveitamento de materiais e conscientizadas sobre a importância da reciclagem para a sustentabilidade da própria vida.

Segundo a coordenadora pedagógica da educação infantil da escola, Daniella Avanzi Leonardi, a Play Pen criou uma usina de reciclagem em suas dependências. “Envolvemos todos os pais, durante o ano, a trazerem os lixos recolhidos na coleta seletiva e possíveis de reciclagem ou reaproveitamento. Na escola, os alunos fazem a triagem e encaminham os lixos para destinos específicos”, conta.

Com caixas de papelão, retalhos, tampinhas, potes, latas, vidros, CDs, garrafas pet, revistas, jornais, roupas velhas, teclados e etc., os alunos da educação infantil da Play Pen aprendem a ler, escrever, a aprender os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento intelectual. “Com todo o lixo arrecadado, as crianças embarcam nos projetos pedagógicos em sala de aula contextualizando o aprendizado de forma sustentável”, conta a coordenadora.

Do conhecimento aprendido, surgem instrumentos musicais criados com sucatas; jogos simbólicos do imaginário com cantos do escritório (teclado, mouse, monitor, telefone e etc.); do médico (estetoscópio, avental,…); loja de brinquedos (brinquedos confeccionados pelos próprios alunos); o folclore representado por Sacis e cucas; e assim por diante.

“Este é um trabalho que envolve decisões e ações da escola voltadas à integridade da vida, deixando de lado a valorização do consumo e do luxo”, conta Leonardi. Segundo ela, os brinquedos utilizados pelas crianças na hora do recreio, são produção deles. “Se querem um caminhão grande, constroem com sucatas um caminhão grande”.

No próximo dia 19, sexta-feira, a Escola Cidade Jardim Play Pen abre a exposição dos trabalhos com sucata realizados pelos alunos. “Será uma EcoVila com várias estações. Teremos cabeleireiro, loja de brinquedos, pet-shop, consultório médico, uma mini fazenda com horta orgânica, campo de mini-golfe e muitas outras estações interativas, feitas com sucatas e de total entretenimento para o universo infantil”, garante a coordenadora.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone