by /0 comments

60% das escolas do Brasil não têm rede de esgoto

Pesquisa mostra ainda que 62,25% das escolas têm rede de água; 87,65% contam com energia elétrica e 61,11% fazem coleta periódica de lixo
Cerca de 60% das mais de 198 mil escolas do Brasil não têm rede de esgoto sanitário, segundo estudo divulgado quinta-feira, dia 2, pelo Instituto Trata Brasil. O trabalho se baseou no Censo Escolar de 2007 e analisou 9 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, informa a Agência Brasil.

A pesquisa mostra ainda que 62,25% das escolas têm rede de água; 87,65% contam com energia elétrica e 61,11% fazem coleta periódica de lixo.

A falta de saneamento básico também pode ser uma das explicações para os 5,92% de estudantes, até 17 anos, terem deixado de realizar quaisquer atividades habituais por motivo de saúde.

De acordo com o levantamento, 7,28% das pessoas que não têm rede de coleta de esgoto perderam dias de trabalho nas duas últimas semanas por motivo de doença, que podem estar associadas à ausência do serviço. Desse total, 0,51% deixou de trabalhar por causa de diarréias e vômitos.

Os dados se basearam na Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD) de 203, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o pesquisador Marcelo Néri, da Fundação Getulio Vargas, as principais vítimas da falta de saneamento básico são as crianças. “O saneamento é o esgoto das estatísticas sociais. E isso traz consequências sérias para o país, com pessoas que deixam de trabalhar, crianças que perdem aula, crianças que morrem”, disse o pesquisador.драйвер на принтер samsungil.topodin.comустановка деревянных лестниц