by /0 comments

71,4% das escolas atingem metas, diz secretaria de Educação de São Paulo

O resultado foi puxado pelo ensino médio, que atingiu a meta em 84% das escolas. Já de 1ª a 4ª série, só 40,5% das escolas cumpriram os objetivos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou nesta quarta-feira, dia 18, que 71,4% das 5.183 escolas avaliadas atingiram as metas estabelecidas para 2008, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).

O resultado foi puxado pelo ensino médio, que atingiu a meta em 84% das escolas. De 5ª a 8ª do ensino fundamental, 44,8% atingiram a meta. Já de 1ª a 4ª série, só 40,5% das escolas cumpriram os objetivos.

O índice considera dois critérios: o desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar (taxa de aprovação média) em cada nível de ensino das escolas. Segundo a secretaria, cada escola tem três índices, um para cada ciclo (4ª, 8ª e ensino médio), e três metas.

A secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, disse ao site da secretaria que o resultado é “animador” e admitiu que ainda há “um longo caminho” para São Paulo atingir a qualidade da educação dos países “mais evoluídos do mundo”.

Ela atribuiu os resultados “ao trabalho dos professores, diretores, supervisores, profissionais qualificados e dispostos a mudar os resultados da educação”.

A secretaria destaca que as 379 escolas que tiveram os piores desempenhos no Idesp em 2007 registraram uma ” extrema evolução”. No ensino médio, segunda a secretaria, 99,4% cumpriram as metas. De 5ª a 8ª, 82,4% atingiram os objetivos e da 1ª a 4ª, 72% cumpriram as metas.

O Idesp é usado para calcular o valor do bônus que será pago aos servidores das escolas que atingiram as metas. Também será usado como critério o número de faltas. Quem não atingiu a meta não receberá o bônus.

Se o Idesp de 2008 for superior ao de 2007, mas inferior à meta, o bônus será proporcional. Se o Idesp for igual ou maior que a meta, o bônus será de 2,4 salários. Se a meta superar 20%, o bônus será de 2,9 salários. Os valores devem ser divulgados em breve.

No site da secretaria é possível ver em detalhes o Boletim da Escola, com todos os dados do Idesp. O endereço é

http://rd-idesp.edunet.sp.gov.br/boletim_escola.asp?ano=2008определить позиции сайтасайт для стоматологовcasinos uk