by /0 comments

83% dos estudantes de Salvador prestarão o Enem

Pesquisa destaca que 79,6% dos estudantes vão tentar ingressar no ensino superior, informa o site do jornal A Tarde

Cerca de 83% dos concluintes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares de Salvador farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, revela um estudo publicado pelo site do jornal A Tarde. A pesquisa abrangeu 28 escolas públicas e privadas e foi realizado entre os dias 12 e 24 de agosto. Na rede privada, 84,4% dos estudantes disseram que farão a prova, contra 80% nas escolas públicas.

A pesquisa também avaliou o interesse dos vestibulandos por classe social: 81,36% de alunos da classe A afirmaram que irão participar; da classe B, 86,26%; da C, 78%; e da D e E, 87,5%. O diretor da Potencial Pesquisas, José Carlos Leite, disse à repórter Lorena Caliman Fontes que apenas 3% dos entrevistados são das classes D e E, “o que sugere reflexões sobre a acessibilidade à conclusão dos estudos entre a população mais pobre”.

Entre os que não prestarão o exame, 22,92% alegaram não ter conseguido se inscrever. 20,83% disseram não saber. Empatados com 10,42% estão as respostas “não tive dinheiro” e “não tive interesse”, seguidos de “já fiz” e “não confio mais”, com 8,33%.

Segundo a pesquisa, 42%, disseram confiar no Enem, 37,57% marcaram como opção nem confiar nem desconfiar e 19% ou desconfiam ou desconfiam totalmente.

O jornal informa ainda que 42,5% dos entrevistados afirmam que o exame deve continuar voluntário. Já 34,64% opinaram que o exame é bom, mas precisa evoluir para se tornar obrigatório.

A pesquisa destaca que 79,6% dos estudantes vão tentar ingressar no ensino superior, contra 11,4% que ainda não sabem e 8,9% afirmam que não participarão. Dentre os motivos para não participar, o mais apontado é não se sentir preparado (48%).

A pesquisa também revelou os cursos mais procurados como primeira opção pelos estudantes. Medicina, com 12,1%, ficou em primeiro lugar, seguido de direito (11,4%) e enfermagem (7,9%).

Leia a íntegra da reportagem

анализатор позиций сайта в поисковикахбластер нерфonline casino free deposit