by /0 comments

868 cidades ainda não implantaram ensino de nove anos

Em São Paulo, dos 645 municípios, 354 ainda não ampliaram o ensino fundamental. O prazo termina este ano
Apesar de ter sido aprovada há três anos, a lei que ampliou o ensino fundamental para nove anos ainda não foi adotada por 868 Municípios de 17 Estados, informa o Ministério da Educação. O prazo para a implantação da lei que assegura a matrícula de crianças de seis anos termina em dezembro deste ano.

Quatro Estados concentram o maior número de municípios atrasados. Em São Paulo, mais da metade dos municípios não adotaram a lei. Das 645 cidades do Estado mais rico do Brasil, 354 municípios ainda não têm o fundamental de nove anos. Em seguida estão a Bahia (141), Maranhão (89) e o Pará (92).

A coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica, Edna Borges, informou que nesta sexta-feira, dia 17, estará disponível no site um roteiro informativo com 40 perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes; a legislação do ensino de nove anos; e textos sobre a organização pedagógica da escola para receber a criança de seis anos. O MEC informou ainda que enviará aos sistemas de ensino públicos, até o início das aulas de 2010, uma publicação que orienta como trabalhar a linguagem e a escrita com alunos de seis anos.

O material foi elaborado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo a coordenadora, de 2006 ao início de 2009, nove estados e o Distrito Federal incluíram já cumprem a lei. São ao todo 4.695 municípios. O ministério estima que quando todas as redes tiverem implantado o ensino fundamental de nove anos cerca de 3,2 milhões de alunos de seis anos estarão matriculados.

Veja a tabela com os Estados que ainda não adotaram a leiкак сделать идеальные брови в домашних условияхэстетическая реставрация зубовпроект хамама