by /0 comments

91% das universidades privadas oferecem bolsas aos alunos

De acordo com reportagem de O Estado de S. Paulo, os benefícios são dados na maioria das vezes pela própria instituição por mérito, idade, entre outras razões

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) revela que que 91% das universidades e faculdades privadas oferecem algum tipo de bolsa ou desconto para os alunos, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo projeções feitas com base na amostra das 211 insituições pesquisadas, 1,09 milhão de alunos recebem algum benefício.

De acordo com a reportagem, os benefícios são dados na maioria das vezes pela própria instituição por mérito, idade e até alunos transferidos de outras universidades, ou através de programas governamentais.

O levantamento foi divulgado só agora, mas foi realizado em 2005, ano de criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), programa do governo federal que garante bolsas a alunos de escolas públicas em universidades particulares, em troca de isenção fiscal. Em 2007, mais 300 mil estudantes estavam inscritos no programa.

“É preferível dar a bolsa a perder o aluno”, disse o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, em entrevista à repórter Renata Cafardo. Segundo ele, o desconto é oferecido quando as instituições conseguem um equilíbrio financeiro suficiente para manter uma sala de aula. “Normalmente, isso acontece quando metade da classe está completa”, disse.

Os benefícios são também um reflexo do aumento dos estudantes de baixa renda e uma maneira de combater a inadimplência, que está em torno de 20%.

Na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), 50% dos alunos recebem algum tipo de bolsa. “Premiamos os alunos que demonstram interesse”, disse o pró-reitor de extensão, Jorge Onoda.

No Centro Universitário UniRadial, há desconte para os alunos mais velhos. As bolsas variam de 10% a 35%. Outro benefício é o convênio com empresas e sindicatos para que os funcionários ou associados recebam descontos. “Foi uma maneira atrativa que encontramos para estimular o acesso ao ensino superior”, diz a diretora de marketing da UniRadial, Gidel Deungaro.

Leia a íntegra da matéria em O Estado de S. Paulo

мунтян владимир колледжfreevulkanclub.comslot city online