by /0 comments

Agricultura familiar já atende escolas de 2 mil municípios

A lei que obriga um mínimo 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda serem gastos na agricultura familiar entrou em vigor há menos de um ano
Mais de 2 mil municípios já iniciaram o processo de compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação dos estudantes da rede pública, informa o Ministério da Educação. Os números foram divulgados no 5° Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que termina nesta sexta-feira em Salvador.

A lei que obriga um mínimo 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda serem gastos na agricultura familiar entrou em vigor há menos de um ano.

Arnoldo Campos, da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), disse que os principais desafios para o cumprimento da lei são capacitar os gestores públicos, nutricionistas e agricultores.

Segundo o gerente da Conab em São Paulo, Nivaldo Maia as compras pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiam todos, menos os “atravessadores”, que adquiriam a mesma produção dos mesmos agricultores e a revendiam via licitação para as prefeituras, a um custo bem mais alto. “Os preços do PAA ficam 40% a 50% mais baixos do que os praticados em licitações para a merenda nos últimos dois anos”, garante.otz aveteslasovetnegкуклы мультики