by /0 comments

MEC marca novo pregão para comprar 150 mil computadores

O governo brasileiro marcou para o dia 17 de dezembro um novo pregão eletrônico para a compra de 150 mil computadores voltados à educação, com os quais espera equipar 300 escolas públicas em 2009, informa a agência britânica de notícias Reuters.

A nova licitação acontece um ano após o fracasso da anterior. No final de 2007, o governo fez a licitação esperando um preço em torno de 100 dólares, inspirado em um modelo criado pelo pesquisador Nicholas Negroponte. Ele foi oficialmente batizado de Um Computador por Aluno (UCA). Segundo a Reuters, no entanto, o menor preço obtido na ocasião foi de R$ 580, oferecido pela Positivo Informática. O governo não aceitou e congelou a idéia.

Na nova licitação não há base de preço, mas o critério é o do menor valor. No entanto, com a alta do dólar, o preço deve subir por causa das peças importadas.

Segundo o edital, os computadores devem incluir o sistema operacional Linux, manual em português, memória RAM de no mínimo 512 MB e tela de cristal líquido de no mínimo 7 polegadas.

Leia a íntegra da reportagem da Reuters

правила репатриации в израильпрограмма сохранения паролеймыть сауну