by /0 comments

Alfabetização de jovens e adultos é tema de Semana de Ação Mundial

Segundo o jornal O Dia, o evento principal no Piauí acontece dia 28 de abril, na Assembleia Legislativa, com uma aula pública sobre EJA

Com o tema Ler e escrever o mundo: alfabetização de jovens e adultos e aprendizagem ao longo da vida, acontece de 22 a 29 de abril, a mobilização da Semana de Ação Mundial 2009, promovida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Segundo o jornal O Dia, o evento principal da Semana de Ação Mundial no Piauí acontece dia 28 de abril, na Assembleia Legislativa, com uma aula pública sobre EJA. Organizações e movimentos civis apresentarão às autoridades públicas as preocupações quanto à situação do analfabetismo no país. Haverá também uma aula pública no dia 28 na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“A ideia é levar para as autoridades as preocupações da sociedade quanto à educação de jovens e adultos, os índices de analfabetismo e o que cada instituição envolvida está desenvolvendo para diminuir esses índices”, disse a diretora da Unidade de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Conceição Andrade.

Segundo o IBGE, cerca de 10% da população brasileira com mais de 14 anos não sabe ler nem escrever. Conceição Andrade informou que o índice de analfabetismo no Piauí é de 23,4%. “O índice de analfabetismo caiu muito, mas ainda não atingimos nossa meta que é de 3%”, disse.

O jornal cita o Programa Brasil Alfabetizado: Piauí Nova Abolição, como uma das principais ações de combate ao analfabetismo no Estado. Em parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação investe em merenda, transporte, livro didático e óculos. A diretora da secretaria informou que só para o programa de óculos, o MEC liberou R$ 2.303.830,90.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação informa também que haverá dezenas de ações em estados como Bahia, Ceará, Minas Gerias, Pernambuco, Piauí e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Leia a matéria de O Dia

Confirma as atividades da Semana de Ação Mundial

mositaldent.ru отзывыортодонтмагазин настенно потолочные светильники