by /0 comments

Aluno aprende mais com professor qualificado e contratado por concurso, mostra pesquisa

O impacto da qualificação e da contratação por concurso público é muito maior do que a experiência e o capital cultural do professor, diz o estudo

A qualificação do professor e sua contratação por concurso público são os quesitos que mais impactam no sucesso de um aluno, aponta uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Stanford, publica pelo site IG.

A pesquisadora Raquel Rangel destaca que fatores como escolaridade dos pais, infraestrutura e acesso a materiais didáticos também influenciam a aprendizagem, mas é o professor quem determina o bom desempenho escolar dos alunos.

A pesquisa teve como base as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 1,2 mil estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública de seis Estados com piores indicadores: Rondônia, Pará, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Goiás, entre 1999 e 2003. Também considerou o questionário respondido por 581 professores.

“Utilizamos um método estatístico que calculou o efeito médio de desempenho dos alunos a cada ‘dose de qualidade do professor’. Estatisticamente, o impacto da qualificação e da contratação por concurso público foi muito maior do que a experiência e o capital cultural do professor, a formação continuada, o uso de recursos pedagógicos, as estratégias de avaliação”, disse ela à repórter Priscilla Borges.

A pesquisadora, que atualmente faz doutorado na UFMG, realizou o estudo como mestrado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sob a orientação do professor Martin Carnoy.

Segundo ela, a situação brasileira e bem diferente da norte-americana. Nos Estados Unidos, as discussões sobre o professor são bem diferentes. “Eles já avaliam o domínio da disciplina, o conhecimento didático, as técnicas pedagógicas, a motivação desse professor. O que queremos mostrar é que temos ainda problemas básicos para resolver. Como a formação”, disse ela ao IG.

digital рекламное агентстводиагностика бизнесблузки девочкам 10 лет