by /0 comments

Aluno a distância tem melhor nota em exame do ensino superior

Folha de S. Paulo diz que em 7 de 13 áreas onde comparação é possível, estudantes dos cursos presenciais tiveram desempenho inferior na comparação os alunos de cursos à distância

Os alunos que ingressaram em cursos superiores com a modalidade de ensino à distância estão se saindo melhor no Enade (exame de avaliação do ensino superior) do que os estudantes que fazem o mesmo curso, mas da maneira tradicional, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Em sete das 13 áreas onde essa comparação é possível, alunos da modalidade a distância se saíram melhores do que os demais, diz o jornal ao citar uma pesquisa do Inep (autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enade.

Segundo o Censo da Educação Superior, de 2005, havia 115 mil alunos matriculados em cursos de graduação a distância – são 4,5 milhões de universitários no total. Em 2005, foram oferecidas 423 mil vagas, mas apenas 234 mil se inscreveram e 127 mil ingressaram.

Entre os concluintes, o Enade separa o ingressantes do concluintes – o melhor desempenho para estudantes a distância foi verificado em administração e matemática, enquanto em pedagogia e formação de professores o resultado foi inverso.

Quando a análise é feita apenas levando em conta os alunos que ainda estão na fase inicial do curso, turismo e ciências sociais apresentaram a maior vantagem favorável aos cursos a distância. Geografia e história foram os cursos em que o ensino presencial apresentou melhor desempenho.

“Apesar das inúmeras experiências bem-sucedidas em outros países, o ensino a distância continua sob fogo cruzado no Brasil, com o argumento de que vai piorar a qualidade. Alguns até reconhecem o seu efeito democratizante, mas temem que traga ainda mais dificuldades a um sistema educacional com problemas. Os dois últimos Enades, no entanto, mostram que este temor é injustificado”, avalia o diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, Dilvo Ristoff em entrevista ao repórter Antônio Gois

Lei a sinopse da notícia na Folha

seo блогиfrench english translation softwareпазлы