by /0 comments

Alunos criam livro digital com as espécies da flora escolar

Alunos da Educação Infantil da Escola Móbile observam plantas, aprendem ciências, fruem a arte, pesquisam espécies, escrevem texto e editam livro

No segundo semestre de 2010, os alunos de 4 anos de idade (infantil 4) da Escola Móbile, zona sul da capital, passaram a explorar o jardim da escola além das usuais brincadeiras. O jardim, tornou-se também um local de estudo e pesquisa, uma vez que o tema estudado eram as “Plantas”.

O projeto resultou em um belo livro eletrônico feito pelos pequenos, com a identificação das espécies e ilustrações das mesmas.

Nosso Jardim

Segundo Helena Samara, diretora da Educação Infantil, “ no primeiro passeio que fizeram com o objetivo de olhar o jardim, a curiosidade dos alunos foi aguçada com as intervenções da professora e, rapidamente, se encantaram com a beleza e diversidade das plantas”.

A partir das observações e dúvidas que foram surgindo, os estudantes formaram grupos e pesquisaram as diferentes espécies e criaram texto descritivo de cada uma delas.

As ilustrações do livro, segundo Samara , foram inspiradas pelos traços e cores das obras de Margarete Mee (artista inglesa que retratava fielmente a flora brasileira). O livro é um registro desse estudo que foi intitulado “Nosso Jardim”.bar games online