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Alunos de escolas públicas e privadas apresentam seus trabalhos no ICLOC Jovem

Uma notícia boa para a Educação brasileira: alunos de escolas públicas e privadas irão apresentar seus projetos acadêmicos em um grande encontro neste sábado, dia 20 de outubro, em São Paulo. É o ICLOC Jovem, evento que cerca de 750 estudantes de 58 escolas públicas e particulares de 22 cidades do Estado. Ao todo, serão apresentados mais de 260 projetos. Estudantes de duas ONGs também irão apresentar seus trabalhos.  O evento é gratuito e aberto ao público.

Clique e conheça os 260 projetos 

O 4° Congresso ICLOC JOVEM garante o protagonismo juvenil e oferece uma oportunidade para conhecer de perto como é dia a dia das escolas, por meio das apresentações de jovens do Ensino Fundamental II e Médio. Mostra à comunidade que a vida acadêmica do aluno se inicia também na educação básica e não apenas no ensino superior.

Veja abaixo uma pesquisa com os 260 trabalhos que serão apresentados pelos alunos para os alunos

TEMAS DOS PROJETOS/ÁREAS PREDOMINANTES

Acadêmica = 12,3% com destaque para história (6,9%), tecnologia (3,1%) e currículo (1,5%);

Saúde = 10,4%;

Diversidade = 7,3 com destaque para feminismo/mulher (3,1%), lgbt/homossexual/transexual (1,9%), preconceito/racismo/ética (1,2%);

Física = 7,3% com destaque para novas formas de energias (1,5%) e habitação espacial (0,8%);

Habilidades socioemocionais = 6,5%;

Arte = 5% com destaque para animação, cinema, vídeo, comunicação e publicidade;

Educação ambiental e Meio ambiente = 4,6%;

Política = 3,1%;

Aprendizagem e serviço solidário = 2,3%;

Línguas = 2,3%;

Inclusão – criação de jornal/livro – leituras e químicas = 1,9% cada;

Matemática – tecnologia = 1,5% cada;

Coletivos = 1,2%

Os temas restantes se dividem entre ciência e tecnologia, empreendedorismo, motivação, bem-estar, biologia, comunicação e tecnologia, comunidade, consumo, drogas, financeiro, grupos, músicas, pesquisa, redes sociais e sociedade.

22 cidades

ICLOC Jovem já ultrapassou as fronteiras da capital paulista. As escolas de São Paulo ainda são maioria (54,6% dos trabalhos inscritos), mas há escolas de Sorocaba, Guarulhos, Santos, Santana de Parnaiba, Osasco, Cajamar, São Vicente, Campinas, Leme, Diadema, Santo Antonio do Pinhal, Jundiaí, Pindamonhangaba, São Bernardo do Campo, Araçoiaba, Barueri, Campos do Jordão, Carapicuíba, Guarujá, Jandira e Praia Grande.

CONHEÇA ALGUNS PROJETOS

Título FABRIQUETA DE HISTÓRIAS
Instittuição EE Ministro Costa Manso
Tipo Pública
Apresentadores    HELEN MARQUES SOUZA
   KIMBERLY CONCEICAO DA SILVA
   STEFFANI ARAUJO SANTANA
Objetivo Desenvolver uma produção textual para a publicação conjunta de um livro.
Resumo Por meio da leitura de textos, de atividades em torno da criação literária e, sobretudo, do incentivo da produção de um livro, de diferentes gêneros narrativos, escritos pelos estudantes, realizados a partir da escolha de um tema norteador, serão explorados os gêneros narrativos. Tendo em vista o tema geral do livro e as discussões e experimentações feitas em aula, cada aluno desenvolveu seu texto na exploração dos recursos próprios desse gênero. Ao final do curso, os estudantes sairão com a publicação de sua autoria em mãos. Considerando o pouco contato que a maior parte dos jovens  costumam ter com a literatura em nosso país,  procuramos aproximar os estudantes do universo do texto e da escrita, sempre partindo, para isso, do contato com a leitura de referências das mais diversas, sobretudo trazendo para a sala de aula autores nacionais e, também, contemporâneos.
Título ARDDUINO, AUTOMAZANDO A SUA VIDA
Instituição EE Ministro Costa Manso
Tipo Pública
Apresentadores    GUILHERME BALSOINO DA FONSECA DE GODOY
   MATHEUS GUSTAVO DOS REIS SILVA
   TATIANA ZACARIAS MENEZ DA SILVA
Objetivo O objetivo deste projeto, com Arduíno, é desenvolver o raciocínio lógico e o protagonismo.
Resumo O projeto foi desenvolvido em várias etapas durante a disciplina Eletiva. A primeira etapa foi a construção da casa, nesta fase, o grupo elaborou o projeto e realizou a construção a partir de materiais reaproveitáveis e recicláveis. Numa segunda etapa, foi realizado o acabamento da casa, com preocupação de adaptar o ambiente (da casa) para a instalação do sistema de automação. Na etapa final, foi realizado o processo de automação e controle via Arduino. Após a finalização, o projeto foi apresentado na Culminância das Eletivas dentro da escola e despertou o interesse de muitos alunos para a elaboração de novos projetos na Eletiva seguinte.
Título CLuE (Congresso Lumiar para Estudantes)
Instituição Lumiar Internacional
Tipo Privada
Apresentadores    LUIZ OTÁVIO PEDROSA COSTA COELHO
   FREDERIK DURAND KEDOR
   IAN MENEGHINI WAGNER
Objetivo Organizar um congresso de estudantes para estudantes
Resumo O CLuE (Congresso Lumiar para Estudantes) é um congresso criado e organizado por estudantes da escola Lumiar Internacional com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e ideias, o convívio e a valorização de boas experiências escolares, entre estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A ideia surgiu quando um estudantes foi com a diretora da escola (Graziela) para apresentar um projeto no ICLOC para educadores e ele  achou muito legal. Os estudantes do grupo ficaram com vontade de conhecer um congresso também, então descobrimos o ICLOC JOVEM e resolvemos participar. Apresentamos alguns projetos da escola e adoramos! Nos perguntamos porque não havia um congresso assim na região da Mantiqueira (onde fica a nossa escola) e resolvemos então organizar um: o CLuE. Com este projeto nós aprendemos a criar sites, elaborar vários modos de divulgação, conseguir patrocinadores, escrever textos, organizar um evento e administrar o dinheiro.
Título CONTOS – PROCESSO DE ESCRITA POR UMA CULTURA DE PAZ
Instituição Liga Solidária
Tipo Ong
Apresentadores    RAQUEL MENDES GUIMARÃES
Objetivo • Estimular à escrita e leitura
• Ter senso critico
• Buscar atitudes agradáveis
Resumo O concurso de contos está na sua 3º edição, com a temática de “Cultura de paz”. Os educadores trabalharam de forma diferenciada com suas turmas, utilizando vídeos, leituras e mensagens. Sensibilizando para a temática, podendo muitas vezes escrever ou desenhar casos reais. O concurso foi à maneira que encontramos para que as crianças e adolescentes expressassem suas ideias, suas emoções, experiências vividas, opiniões e a magia existente nas letras, compreendendo assim suas dificuldades, dúvidas e inseguranças. A premiação é realizada com as crianças e adolescentes que destacaram se na escrita e organização de ideias, com a intenção de incentivar a escrita e a leitura. Como prêmio os ganhadores receberam uma bolsa personalizada de estimulo a leitura. Destacamos assim mudanças na oficina de leitura depois que iniciou o concurso. Percebe se maior participação das crianças e adolescentes nas leituras coletivas e nas leituras partilhadas, além dos registros escritos com maior desenvoltura dos educandos do programa.
Título ESCOLA EM MOVIMENTO: COMO RESSIGNIFICAR PRÁTICAS EM SALA DE AULA A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS
Instituição Colégio Elvida Brandão
Tipo Privada
Apresentadores    GIOVANNA SILVA SOUZA
   CLARA IZAR MENNI FERRERI
Objetivo O trabalho com projetos visa o protagonismo e a autonomia do estudante ressignificando o ensino.
Resumo Por meio do trabalho com projetos criamos dia-a-dia uma escola em movimento, aprendente, conectada e atual. As aulas não são limitadas somente na sala de aula, pois o colégio acredita em um ensino autoral, legítimo e significativo que desperte o prazer em cada aluno de ser o protagonista do próprio aprendizado, proporcionando a interação com as atmosferas do colégio: artística e digital. A metodologia de projetos proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares, onde acreditamos que desperte o interesse de nós, estudantes, pela pesquisa e investigação que nos torna capazes de articular pontos de vista críticos sobre a sociedade e o mundo. Ao final da proposta desenvolvemos um produto final autêntico e funcional.
Título JANELA INTELIGENTE: SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO EM EDIFICAÇÕES
Instituição EE Alexnddre Von Humboldt
Tipo Pública
Apresentadorres    NICOLE MELLO DE MORAIS
   VICENZO LEITE BATISTA
Objetivo Desenvolver um sistema que controle a temperatura e iluminação de uma casa através da janela
Resumo A temperatura e a iluminação em uma construção são itens de extrema importância seja na conservação de produtos e alimentos ou manutenção do bem-estar das pessoas, por exemplo. Neste trabalho desenvolve-se um sistema de controle de temperatura e iluminação através de uma “janela inteligente”, capaz de controlar o fluxo de energia entre o interior e o exterior de edificações. Em um primeiro momento, fez-se um estudo teórico a respeito do impacto econômico e ambiental da utilização de dispositivos elétricos, além de outros dispositivos tradicionais e alternativos de controle de temperatura e iluminação. Desenvolveu-se de forma teórica um protótipo capaz de controlar o fluxo de energia através de uma janela.
Título LIXO INTELIGENTE
Instituição Colégio Santo Américo
Tipo Privada
Apresentadores    KAREM NISHIO
   ANA HELENA AZAR RABBAT
Objetivo Facilitar a coleta de lixo no Colégio Santo Américo através da sua separação inteligente.
Rseumo O projeto consiste em um lixo inteligente que separa por si só os materiais que são jogados nele. É também acessível para todas as escolas, casas, restaurantes, etc. Ele facilita a separação final dos lixos pois é feito de maneira automatizada. O lixo é composto por dois tubos e um aparelho de ventilação. De um lado ele separa papel e plásticos e do outro, latas e vidros. Após a abertura principal do lixo o sistema de ventilação fraco é acionado e faz a primeira separação dos materiais leves (papel e plástico). Após isso, um outro sistema a ser desenvolvido separará latas e vidros. No fim, cada tipo ficará em um compartimento, tornando a separação algo simples e sem a necessidade de diversas lixeiras diferentes.
Título MANDALAS POR UMA CULTURA DE PAZ
Instituição Liga Solidária
Tipo Ongs
Apresentadores    DIANA RAMOS DOS SANTOS LAVOR
   LAYSLA SHELLE DE OLIVEIRA
  BIANCA SANTOS RAMOS PEQUENO
  VICTOR HUGO SSILVA DE JESUS
Objetivo Revitalização de espaços; Percepção da estética da Mandala; Abordagem sobre conflitos e Cultura de Paz
Resumo A Mandala traz equilíbrio e concentração no seu fazer artístico como símbolo de energia ancestral. “Mandalas por uma Cultura de Paz” do projeto Grafite do Programa Crianças e Adolescentes trouxe a criação e execução de Mandalas pensadas na reflexão de gênero, além de um universo que promova energias de Paz em ambientes de conflitos e de convívio. Os banheiros revitalizados através da pintura são ambientes de convívio social comum a todos educandos, desta forma, é presente conflitos entre as faixas etárias. Assim a imagem da Mandala é muito significativa promovendo momentos de quietude, dialogando com o eixo Cultura de Paz desenvolvido pelo Programa. Assim, Mandalas coloridas foram impressas nas portas dos banheiros, divididas em grupos de educandos, permitindo a liberdade de criação e o protagonismo juvenil. Portanto a possibilidade de ambiente revisitado e transformado em cor para trazer alegria e sensações agradáveis pelo visual contrapondo com comportamentos conflituosos do dia a dia, estimulando desta forma a comunicação não violenta.
Título PRÓTESE DE BRAÇO MOVIDA A ONDAS CEREBRAIS
Instituição Escola Estadual Alexandre von Humboldt
Tipo Pública
Apresentadores    WESLEY BUENO DA SILVA
Objetivo Desenvolver prótese para membros superiores controlada por comandos cerebrais
Resumo Este trabalho dará ênfase no estudo de próteses de membros superiores. Devido ao baixo foco de pesquisas de aprimoramento de próteses para esse tipo de membro, sua produção não consegue satisfazer as necessidades de amputados. O trabalho consistiu em uma pesquisa teórica a respeito de formas de conexão entre os sinais elétricos do cérebro e as próteses de controle mental. Para isso realizou-se um estudo aprofundado sobre as próteses que já existem e utilizam este sistema. O mesmo em relação à forma como o cérebro produz e envia dados neurais aos membros para que executem ações de movimento. Com este conjunto de informações foi possível elaborar um protótipo teórico de uma prótese para o braço que funcione por dados neurais. No momento o trabalho concentra-se em elaborar a prótese física que permitirá a realização de testes experimentais.
Título RESISTA – APP DE PROTEÇÃO E COMBATE à VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 
Instituição Escola Stagium
Tipo Privada
Apresentadores    PALOMA GOMES BUARQUE LONGHI
Objetivo Um aplicativo de proteção e combate à violência física e moral contra mulher.
Resumo Resista é um aplicativo que nasceu de um incômodo: a violência física e moral contra mulher. Analisei muitas estatísticas sobre agressões, assédios, estupros, também realizei pesquisas e ouvi histórias de muitas mulheres que sofreram agressões, visitei uma delegacia da mulher e compreendi questões políticas e sociais acerca da opressão, violência e assédio contra a mulher. Diante desses dados e experiências, não pude me calar, precisei agir e criei um aplicativo pelo fim da violência contra mulher. Esse aplicativo possui ferramentas que vão muito além de unir as mulheres em um movimento de luta, mas também possibilita mapear lugares de assédio e acessar ações de socorro e emergências. Meu projeto tornou-se minha causa. Eu resisto!

 

TítuloBatman como uma Tópica Moral no filme Batman, O Cavaleiro das Trevas.

Resumo: Estudo do Batman com a intenção de provar se a personagem pode ser considerada uma tópica moral ou não. A parte estética do filme (iluminação, figurino, movimentos de câmera e roteiro) também auxiliam na conclusão sobre a moral da personagem.

Autores: Helena D’Esposito Maudonnet e Jamily Barbosa de Lima, alunas do 2° ano do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho.

TítuloObesidade na adolescência: responsável por problemas ou resultado deles?

Resumo: O projeto analisa dados de um questionário feito com jovens de 13 a 17 anos com perguntas relacionadas à rotina dos alunos para investigar como isso afeta os adolescentes e como esse adolescente enxerga seu corpo.

Autores: Davi Arruda Bauerfeldt, Rafaela Arruda Servidone e Thatiane Carvalho Doni, alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho.

Título: Ameridian

Resumo: Criação de um país imaginário a partir do zero (levando em conta áreas da geografia, como relevo, clima, hidrografia, população) e produção de um telejornal próprio do país.

Autores: Davi Gabriel Braz, Gabriel Figliuolo, Marina Carraturi Eigenheer, Viccenzo Avando Guimarães e Yasmin Leão Barbosa. Alunos do 2º ano do curso técnico de Multimídia integrado ao Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo

Título: População e fluxos migratórios do Sudão do Sul

Resumo: Trabalho apresenta o processo histórico, socioeconômico e cultural do Sudão do Sul que permeia sua atual situação de crise étnica e humanitária, com consequente fluxo expressivo de refugiados. Trabalho propõe soluções para a crise migratória do país e apresenta indicadores para 2050.

Autores: Murilo Colin Pereira, Ana Luiza Affonso Cardoso e Kamillee Moraes Ferreira. Alunos do 2º ano do curso técnico de Edificações concomitante com o Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: Japão e seus fluxos migratórios

Resumo: O contexto dos fluxos migratórios entre o Brasil e Japão em diferentes momentos históricos. Também foram abordados os índices populacionais, sociais e econômicos do Japão e suas projeções para 2050. Apresenta ainda o bairro da Liberdade como marco cultural da imigração japonesa.

Autores: Paula Yuki Nomiyana, Luíza Gomes Gimenes de Jesus e Giovanna Miotto de Araujo. Alunas do 2º ano do curso técnico de Edificações concomitante com o ensino médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: Visita ao Vale do Ribeira

Resumo: Entrevistas com cidadãos de Cananeia e da Ilha do Cardoso e visita aos principais pontos histórico-socioambientais da região, de modo a explorar questões e a cultura local. Resultados mostram uma riqueza cultural que merece ser conhecida.

Autores: Jordão Guterman, Maria Luísa Mota Fonseca, Rafael de Camargo Vaz e Guilherme Arenque Grignet. Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: O Projeto Fotossíntese e a importância da experimentação

Resumo: Ao realizar um experimento prático acerca da absorção e reflexão de cores e seu respectivo impacto no desenvolvimento das plantas, projeto evidencia os dados já existentes a respeito da absorção de luz pelas plantas durante a fotossíntese. A execução explora tanto a parte lúdica quanto a parte técnica, permeando um dos mais importantes aspectos da natureza das ciências: a experimentação.

Autores: Bruna Pagni Remondini, Mariah Castex Carneiro e Rayssa Nanni de Carvalho. Alunas do 2º ano do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: Nervos e canetinhas: Como o cérebro percebe seu corpo

Resumo: Estudo aprofundado do sistema neurológico humano e suas células sensoriais. Experimentos no laboratório e discussões amparadas pelas crônicas contidas no livro “A Marcha dos Grilos Canibais”.

Autores: Adriano Matoba Lipski, Giovanni Gianoni de Oliveira, Nicole Lee Yang e Victor Ferreira Moraes Gomes. Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: Racismo cientifico

Resumo do trabalho: A partir de aulas sobre a Evolução Biológica e da discussão por meio de um debate mediado pelo filme “Vênus Negra” (2011), o trabalho apresenta reflexões acerca de aspectos de Natureza das Ciências e sua influência no contexto social, político, crenças e valores dos cientistas.

Autores: Luiza Moreira de Souza Silva, Isabella Cristina Pereira e Bernardo Barreto Santos Valente  Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: Por trás das vozes, um documentário sobre a dublagem no Brasil.

Resumo: Documentário sobre um tema que muitas vezes passa despercebido ao olhar das pessoas: a dublagem. Os alunos realizaram todas as etapas de produção de um “doc”, desde a concepção do tema e procura pelos entrevistados até a decupagem de todo o material captado e montagem do vídeo.

Autores: Paulino Cassiano, Henrique Nunes Vieira e Leonardo Pomar Alunos do 2º ano do curso técnico de Multimídia integrado ao Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Título: Cerrado e Savana Em Foco

Resumo: Apresenta atividades em formato de noticiário sobre os biomas Cerrado e Savana e seus problemas ambientais. Apresentação permite a interação simultânea com vídeos desenvolvidos sobre as características das formações vegetais, apresentadas por jornalistas correspondentes.

Autores: Mariah Manuela Roque Fernandes, Nicole Balbi Ayres de Camargo e Maria Gabriella de Souza e Morgado. Alunas do 1º ano do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Título: Escola Internacional de Verão para Jovens Físicos (ISSYP) 2018

Resumo: Relato das experiências no International Summer School for Young Physicists (ISSYP), promovido pelo Perimeter Institute for Theoretical Physics na cidade de Waterloo, Canadá. É um programa com estudantes do Ensino Médio de todo o mundo com grande interesse em física teórica e que pretendem seguir na física nos estudos universitários.

Autor: Bruno Siqueira Eduardo, aluno do 2° ano do curso técnico de Edificações concomitante com o Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios.

Todas as informações do 4° Congresso ICLOC JOVEM estão em http://eventos.singularidades.com.br/

ICLOC Jovem é organizado pelo Instituto Singularidades e Instituto Cultural Lourenço Castanho e será realizado neste sábado, dia 20 de outubro, das 08h às 17h na sede do Singularidade, na rua Deputado Lacerda Franco, 88 – Pinheiros, São Paulo.