by /0 comments

Alunos singulares, escolas idem

Livro faz a ligação entre os conceitos teóricos e a aplicação no cotidiano escolar em linguagem clara

Ouça o podcast com Vera Zimermann, autora do livro no Educartis

Baseado em 20 anos de experiências das autoras, tanto na educação como na clinica, integrando conceitos de psicologia, psicopedagogia e psicanálise, o livro “Singularidades na Inclusão – Estratégia e Resultados”, de Vera Blondina Zimmermann, Nívea Maria de Carvalho Fabrício e Vânia Carvalho Bueno de Souza traz propostas para a construção de projetos capazes de atender a diferentes demandas no atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

A obra apresenta relatos de casos nos quais foram criadas abordagens diferenciadas, desenvolvidas a partir de características pessoais de alunos. O embasamento teórico, fundamentado principalmente em Freud e nas idéias de Piera Aulagnier, utiliza questões ligadas à constituição do psiquismo e formas de representação psíquica para explicar o impacto delas na forma como o aluno constrói os relacionamentos que o influenciam, além de abordar também a disposição do próprio professor em trabalhar com inclusão.

Bastante contextualizado, o livro alterna entre a teoria dos ‘projetos singulares’ e a apresentação de estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula. Vão desde rotinas em turmas de alfabetização a classes polivalentes e/ou multisseriadas, passando pela criação do que as autoras chamam de “oficinas jovens”, destinadas a auxiliar na organização de questões como tempo e espaço, conteúdos e estratégias em situações de defasagem escolar.

Na discussão a respeito de atividades é apresentada a ‘tutoria’, por exemplo, na qual o aluno é acompanhado por um profissional da escola no exercício de um vínculo capaz de fazê-lo interagir com o campo do outro e tornar mais eficiente sua inserção no grupo.

Com uma linguagem clara, fazendo sempre a ligação entre os conceitos teóricos e a aplicação no cotidiano escolar, a obra mostra como é possível criar e fortalecer laços do aluno com o ambiente escolar capazes de tornar todo o processo de aprendizado mais adequado às suas singularidades.

Serviço

Lançamento do livro “Singularidades na Inclusão – Estratégias e Resultados”

Dia 18 de junho

Livraria da Vila – Al. Lorena, 1731 (Jardins), a partir das 19h

новогодние светодиодные гирляндыалександр лобановскийкниги диснея