by /0 comments

Antonio Ronca é eleito presidente do Conselho Nacional de Educação

Ex-reitor da PUC-SP assume por dois anos. A principal meta do novo colegiado é organizar o novo Plano Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) elegeu Antonio Carlos Caruso Ronca como novo presidente, na tarde de terça-feira, informa o portal IG. Ex-reitor e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ele é formado em pedagogia e filosofia e tem mestrado e doutorado na área de psicologia da educação. Caruso está no CNE desde 2004 e ficará na presidência por dois anos.

A principal meta do colegiado, empossado no último dia 7 de junho, é organizar o novo Plano Nacional de Educação, que deve ser votado no Congresso Nacional até o fim deste ano. O objetivo é que o plano passe a vigorar em 2011 com término em 2020.

Na Câmara de Educação Básica, o novo presidente será Francisco Aparecido Cordão. O primeiro mandato dele no CNE foi em 1998. Cordão já foi presidente dessa câmara entre 2002 e 2006. O vice será Adeum Hilário Sauer, que foi secretário de Educação da Bahia e do município de Itabuna.

Para presidir a Câmara de Educação Superior foi eleito o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Paulo Speller. O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, será o vice. Diretrizes

Além do Plano Nacional de Educação, os conselheiros devem conclui ainda este ano a análise das novas diretrizes para o ensino fundamental. O documento vai orientar o trabalho de gestores municipais e estaduais na adequação de projetos pedagógicos ao ensino fundamental de nove anos.

Uma das propostas mais polêmicas é a recomendação para os aluno não seja reprovado nos primeiros três anos do fundamental, quando ele é alfabetizado.

ukladka-parketa.com отзывыковрики для малышейэлектрогайковерт ударный