by /0 comments

Após 112 dias, termina a greve dos professores de Minas Gerais

A principal reivindicação da categoria – o pagamento do piso salarial nacional – foi aceita pela Secretaria da Educação

Depois de 112 dias, oito deles em greve de fome e mais de 10 horas de negociação, uma assembléia com 4 mil professores decidiu encerrar a paralisação na rede estadual de Minas Gerais, às 23h35 desta terça-feira. As aulas devem recomeçar nesta quinta-feira, informam os principais jornais do Estado.

A principal reivindicação da categoria – o pagamento do piso salarial nacional – foi aceita pela Secretaria da Educação. O governo também aceitou negociar os valores da tabela de faixas salariais, entre 2012 e 2015.

Uma comissão com representantes do governo, sindicatos e da assembléia legislativa irá debater a punição aos grevistas, o desconto dos dias parados e o chamado subsídio, nova remuneração que incorpora ao salário base os benefícios da categoria.

Chorando, a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, propôs o fim da greve aos 4 mil professores reunidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em seu blog, ela defendeu a continuidade do movimento grevista (leia aqui). Os cerca de 30 professores acorrentados na assembléia também encerraram o protesto.

O sindicato marcou uma nova assembleia para o dia 8 de outubro para avaliar se os termos do acordo estão sendo cumpridos. Caso contrário, a categoria pode voltar a cruzar os braços.

A secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, disse lamentar “que os alunos pagaram um preço alto por conta da greve, mas, antes tarde do que nunca”. Segundo ela, o movimento foi menor que o do ano passado, apesar de ter batido o recorde de dias parados.

A secretaria informou que apenas sete das 3.779 escolas estavam com as atividades paradas e em 564 a adesão foi parcial. O número de professores em greve chegou a 8.111, 5,17% do total. Já o sindicato informo que a adesão foi de 50%. Na segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal considerou a greve ilegal.

Leia o acordo que pôs fim à greve

штучный паркет ценыРеальное открытое исследование влияния скорости хостинга на ранжирование в Yandex и Google. Кратко о главном читайте в нашей публикации.play in casino