by /0 comments

Após 14 dias, estudantes deixam a reitoria da Universidade de Brasília

O reitor interino Roberto Aguiar prometeu aos estudantes investigar as denúncias contra a gestão do ex-reitor Timothy Mulholland

Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram nesta quinta-feira, 17, deixar o prédio da reitoria, ocupado desde o dia 3. Os estudantes prometeram entregar o prédio limpo nesta sexta-fera até o meio-dia, informa a Agência Brasil.

A decisão foi tomada em assembléia que contou com a participação de 300 alunos, segundo o site da universidade.

Antes de deixar a reitoria, eles farão uma mobilização para dizer que saíram vitoriosos, com as principais reivindicações atendidas: as renúncias do ex-reitor Timothy Mulholland e do ex-vice-reitor Edgar Mamiya, acusados de gastos irregulares com os cartões corporativos.

“Deixamos de ocupar a Reitoria para ocupar a universidade inteira. Vamos mobilizar salas, faculdades e institutos, para mostrar que os estudantes têm papel de administração na UnB”, disse um dos coordenadores do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fábio Félix.

O reitor interino Roberto Aguiar assinou na quarta-feira um acordo de 28 itens com os estudantes. Ele se comprometeu a investigar as denúncias contra a gestão anterior e a trabalhar em favor de eleições paritárias (nas quais os votos de alunos, professores e funcionários administrativos tem o mesmo peso).

Aguiar também prometeu não processar quem participou da ocupação da reitoria, além de retirar a ordem de reintegração de posse, que previa uma multa de R$ 5 mil por hora ao Diretório dos Estudantes (DCE).

Leia mais no site da UnB

биолprotectmasterхорватия туры