by /0 comments

Aprovado projeto que torna obrigatória graduação para todos os professores

Há a possibilidade de contratar professores com ensino médio para a educação infantil e para as quatro séries iniciais do fundamental onde comprovadamente não existirem formados em nível superior
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, dia 21, o projeto de Lei 3971/08 que exige nível superior, com licenciatura, dos professores que atuarão na educação básica (educação infantil e ensinos fundamental e médio) das escolas públicas e particulares. A matéria será enviada para votação no Senado, informa a Agência Câmara.

De acordo com o texto, há a possibilidade de contratar professores com ensino médio para a educação infantil onde comprovadamente não existirem formados em nível superior. A regra vale também para as quatro séries iniciais do ensino fundamental.

O jornal O Globo noticia que a regra aprovada seria cumprida hoje por 61,6% dos professores do ensino básico. Dos 1,88 milhão de professores nessa faixa, 1,28 milhão tem ensino superior completo e 1,16 milhão concluiu a licenciatura. Para atender a nova exigência, seria necessário reforçar a formação de 722 mil professores que já estão nas salas de aula.

A secretária nacional de Educação Básica, Maria Pilar Lacerda, disse ao jornal Folha de S. Paulo que o Ministério da Educação apoia a medida e lembrou que no último dia 15 o MEC anunciou a abertura de 80 mil vagas em universidades públicas para professores cursarem a licenciatura ou a complementação pedagógica.гитара детская музыкальнаябанковские crm системыhand accessories