by /0 comments

Arte e Reciclagem. Uma educação em sintonia com o verde

Junho é o mês dedicado ao meio ambiente e escolas em todo o País dedicam seus projetos ao tema, que está para sempre na ordem do dia. No Colégio Ítaca, em São Paulo, a pauta ganha uma aliada: a disciplina de Artes. Walkíria Barone é artista plástica com larga experiência na construção de brinquedos a partir de sucatas e desenvolverá, ao longo de todo o ano, projetos ligados à questão ambiental com alunos de 8º ano do ensino fundamental.

A problemática do lixo foi a primeira a entrar na lista de temas prioritários. Os alunos criaram o Dispensador, móvel grafitado por eles e que está instalado, desde o final de maio, no pátio da escola como local para que todos possam “dispensar” seus objetos em bom estado de conservação, mas fora de uso.

“Queria algo que não ficasse restrito à sala de aula, que envolvesse toda a comunidade”, conta Barone. De acordo com a artista-professora, a idéia é promover a tomada de consciência dos alunos em relação ao que está acontecendo no mundo e que a própria noção de preservação ambiental também evolui. “Antes só se falava em reciclagem. Hoje, ela é um aspecto importante, sem dúvida, mas o que está em jogo é a redução do consumo. Será que preciso comprar tal coisa? Como posso diminuir a produção de lixo onde moro?”, diz Barone.

O fato de movimentar toda a escola é interessante na medida em que todos passam a se relacionar de forma diferente em relação ao lixo, evidenciando uma das maiores preocupações do mundo no que se refere ao meio ambiente. Outras ações devem acontecer ao longo do segundo semestre: recolhimento de pilhas, reciclagem do óleo para a produção de sabão, o isopor que virou um grande vilão (será?), o plástico e sua utilização na produção de tecido com garrafas pet, o reflorestamento que virou estratégia de marketing.

“Minha intenção é, ao invés de os aluno chegarem ao final do ano com uma série de “obras de arte” produzidas, que mudem sua postura de vida”, acrescenta.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone