by

Evento em SP discutirá os rumos da educação frente às novas tecnologias

Sandro Bonás é CEO da Conexia

Novas tecnologias- Como o avanço da Inteligência Artificial (IA) poderá colaborar para melhorar a aprendizagem dos estudantes? Qual será o papel do professor nesta nova realidade tecnológica? Estas e outras questões estarão no centro da palestra “A cultura de colaboração e a Inteligência Artificial na educação”, do CEO da Conexia Educação, Sandro Bonás, na Learning Management Experience 2018 (LEMA)dia 9 de outubro, em São Paulo. O evento reunirá educadores especialistas do Brasil, França e Canadá para debaterem os rumos da educação no mundo, as novas metodologias e os benefícios gerados pelas ferramentas digitais.

Bonás destaca que o “formato da sala de aula expositivo já não existe mais e o aluno de hoje quer ser ouvido e participar de novos projetos”. Na opinião dele, “a forma de ensinar no Brasil ainda passará por transformações profundas, com novas oportunidades para alunos, professores e gestores”.

O CEO da Conexia Educação, empresa do Grupo SEB, não acredita que a IA poderá um dia substituir o professor. Ao contrário. “A Inteligência Artificial vem ajudar o docente na tutoria em sala de aula além de organizar a vida escolar do aluno e ajudar a atingir melhores resultados na escola e nos principais exames”, acredita.

Ele lembra um fator importante que acontece em grande parte das salas de aula. “Os melhores professores não são capazes de dar atenção especial para cada um dos seus alunos e o acesso à inteligência artificial pode ter um impacto gigante na jornada de aprendizado”. Para ele, a IA vai auxiliar o professor e na sua relação com os alunos, servindo inclusive para diagnosticar problemas sérios de aprendizagem como a dislexia e o autismo.

Segundo o especialista, muitas inteligências artificiais já são capazes de estabelecer uma interface de diálogo. “Os  estudantes podem tirar dúvidas fazendo perguntas diretamente para a máquina, sem precisar tomar o tempo do professor para questões mais básicas”, sugere.

Sandro Bonás alerta que o principal desafio é incentivar e envolver toda a escola sobre as vantagens da tecnologia para a construção de um ambiente de ensino criativo e responsável. “O aluno de hoje em dia tem outro tempo e outro nível de exigência e o profissional de Educação precisa estar preparado para engajar os alunos nesse novo momento da educação e fomentar a troca de conhecimentos”.

Learning Management Experience 2018 (LEMA) vai marcar a entrada no Brasil da startup francesa Maskott, responsável pela implantação de soluções inteligentes para as escolas de educação básica da rede pública da França.

Confira as outras palestras do LEMA 2018

O francês Pascal Bringer, CEO da Maskott, contará sobre O plano de digitalização para a educação na França, um projeto que atinge mais de 37 mil instituições e 5 milhões de alunos.

O francês Axel Jean, responsável no Ministério de Educação da França pelos projetos de digitalização na educação básica, falará sobre como ocorreu O processo de digitalização na educação na França.

O canadense William Morgan, diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, rede com 88 unidades e 13,5 mil alunos no Brasil, irá  abordar A experiência do Canadá em 50 anos de ensino bilíngue.

A diretora pedagógica da escola municipal paulistana Desembargador Amorim Lima, Ana Elisa Siqueira, abordará A importância do aluno e sua autonomia no centro do processo de aprendizagem.

A advogada e diretora da Nethics Educação Digital, Alessandra Borelli, vai falar  sobre os Riscos legais e responsabilidade da escola na era digital.

Walter Saliba, diretor-fundador da Prima, empresa desenvolvedora da linha de softwares, falará sobre Porque e como aumentar o valor econômico de sua escola com o apoio da tecnologia na gestão.

Para mais informações sobre o evento, e seus palestrantes, acesse o site https://www.lemaedu.com.br/.

Para fazer a inscrição https://www.eventbrite.com.br/e/lema-2018-tickets-48524605401

 

Serviço

Learning Management Experience 2018 (LEMA)

Dia: 9 de outubro de 2018, terça-feira

Hora: 08h30 – 17h30

Local: Aliança Francesa, rua General Jardim 182, Vila Buarque, São Paulo

Adicionar ao calendário