by /0 comments

Autorizada a contratação de professor temporário em instituição federal de ensino superior

O governo calcula que há um déficit de 17 mil professores. Contratações poderão ser feitas pelo prazo máximo de um ano e prorrogadas pelo mesmo período
O Senado aprovou na terça-feira dia 14, a Medida Provisória 525/11 que a contratação temporária de professores nas instituições federais de ensino superior e em projetos de educação técnica e tecnológica. Segunda a Agência Senado, o texto segue para promulgação. As contratações poderão ser feitas pelo prazo máximo de um ano e prorrogadas pelo mesmo período.

A intenção do governo federal é suprir a demanda por professores do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), até que seja realizado concurso público.

A proposta prevê também a possibilidade de contratação de professor substituto e de professor visitante por vacância, afastamento ou licença do cargo, ou ainda por nomeação do titular para os cargos de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de campus.

Outra mudança feita pela MP é a ampliação do número total de professores temporários contratados, que passa de 10% para 20% do quadro total de docentes efetivos em exercício na instituição. Já a remuneração desses novos contratados não pode ultrapassar o valor da remuneração fixada para os servidores em fim de carreira das mesmas categorias.

O governo calcula que há um déficit de 17 mil professores nas instituições federais de ensino superior.ua.joobleлобановский александр детифото