by /0 comments

Avaliação em São Paulo mostra avanço em português e estagnação em matemática

O Saresp será um dos critérios base para o sistema de metas e remuneração por desempenho a ser implantado este ano. Os outros critérios são assiduidade e aprovação/reprovação dos alunos

Os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo estão melhorando no aprendizado do português, mas em matemática houve poucos avanços de 2005 para 2007. É o que revela o Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo, o Saresp, divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Educação. A avaliação foi realizada com cerca de 2 milhões de alunos de todas as 5.500 escolas estaduais, em novembro passado.

Os dados de língua portuguesa do Saresp 2007 mostram que, em comparação com o Saeb 2005 (avaliação do Ministério da Educação no Estado), todas as séries tiveram crescimento nas médias. Na 4ª do Ensino Fundamental, a média passou de 178 para 187. Na 8ª série o crescimento foi de 228 para 243. Já na 3ª série do Ensino Médio houve ampliação de 254 para 263.

Em matemática a rede estadual manteve a média de 183 pontos na 4ª série e ampliou dois pontos na 8ª (230 para 232) e também dois pontos na 3ª do Ensino Médio (262 para 264).

“Desde o início do ano os alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio estão com recuperação de matemática, por 42 dias. Já em abril iremos implementar uma nova recuperação paralela, focada nas dificuldades identificadas no Saresp”, afirma a secretária Maria Helena Guimarães de Castro em release distribuído pela assessoria de imprensa da secretaria.

Todas as escolas receberão o “Boletim da Escola” com as médias e sua distribuição de notas. Além dos resultados do Saresp 2007, o boletim trará resultados do Saeb 2005 em São Paulo (avaliação federal), para que haja comparação.

Capacidade

O Saresp também identificou como está o nível de aprendizado dos alunos nas duas disciplinas. No segundo ano do Ensino Fundamental, quando os alunos devem iniciar aptidão de ler e escrever, os dados mostram que 87,4% dos alunos atingiram estas capacidades. Na primeira série do Fundamental 79,7% dos estudantes estão no nível ou acima do esperado em língua portuguesa para a série.

Na avaliação de matemática, no primeiro ano do Ensino Fundamental, 98,4% dos alunos chegaram ou superaram o exigido. Na segunda série este índice é de 95,1%.

Bônus

A secretaria informou que o Saresp será um dos critérios base para o sistema de metas e remuneração por desempenho a ser implantado este ano. Os outros critérios são assiduidade da equipe da escola e aprovação/reprovação dos alunos. A secretaria disse que ainda está finalizando outros critérios que serão utilizados.

As escolas que apresentarem melhor evolução receberão uma remuneração adicional, até 16 salários por ano, beneficiando o conjunto de todos os funcionários. Para a secretaria, “estas medidas irão favorecer as escolas que estão em situação mais crítica, que receberão apoio especial para superar suas dificuldades”.

Correção das provas

Segundo a secretaria, o Saresp identificou ainda que alunos que têm correção de lição pelos professores têm melhor desempenho. Nos alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, a média de notas dos alunos com lição corrigida pelos educadores é de 190,7 em língua portuguesa e 188,6 em matemática. Já os sem lição corrigida têm média de 149,8 em língua portuguesa e 149,5 em matemática. Outro dado é que 85,7% dos professores corrigem as lições de seus alunos. Apenas 5,2% não corrigem. Os outros 7,8% optam por não dar lição.

“É muito importante que o professor cobre o aluno. Os dados mostram isso. Quem é exigido e recebe atenção constantemente acaba tendo melhores resultados”, afirmou a secretária de Estado da Educação, de acordo com nota da assessoria de imprensa.

Veja os resultados sobre os níveis de aprendizado

Língua portuguesa

1º ano do Ensino Fundamental

 

Níveis % dos alunos
Abaixo do básico e básico 20,3
Adequado 28,5
Avançado 51,3

 

 

2º ano do Ensino Fundamental – 8 anos

 

Níveis % dos alunos
Abaixo do básico e básico 12,6
Adequado 69,6
Avançado 17,7

 

Matemática

1º ano do Ensino Fundamental

 

Níveis % dos alunos
Abaixo do básico e básico 1,6
Adequado 39,9
Avançado 58,4

 

2º ano do Ensino Fundamental – 8 anos

 

Níveis % dos alunos
Abaixo do básico e básico 4,9
Adequado 56,3
Avançado 38,8

 

Veja a comparação do Saresp 2007 com o Saeb SP 2005

Língua portuguesa

 

Ano Saresp 2007 Saeb SP 2005
4º do EF 186,8 173
8º do EF 242,6 228,4
3º do EM 263,2 253,6

 

Matemática

 

Ano Saresp 2007 Saeb SP 2005
4º do EF 182,5 182,9
8º do EF 231,5 230,2
3º do EM 263,7 261,8

 

Leia mais no site da Secretaria de Educação

макияж кошачий глазsector.depoигры для дитей