by

Avaliação do Enem é interdisciplinar

Jornal Metro faz reportagem com educadores e seleciona dicas para ajudar os alunos a terem bom desempenho. Uma das entrevistadas é a professora Cristiana Bastos, do Colégio Ofélia Fonseca, em São Paulo, e cliente da CGC-Comunicação em Educação.

Faltam poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas acontecem nos próximos dia 8 e 9 de novembro. O Metro Jornal procurou educadores e selecionou dicas que podem ajudar a obter um bom desempenho na avaliação.

A regra é estar por dentro do Enem. “A melhor maneira de se preparar é conhecer o exame”, afirma Cristiane Bastos, professora do ensino médio do Colégio Ofélia Fonseca. “As questões buscam estimular o raciocínio do candidato de forma interdisciplinar.

Ou seja, o contexto é tão ou mais importante que o conteúdo. “Não basta ao candidato a simples memorização de tópicos”. Segundo ela, alunos devem estar preparados para estabelecer relações entre os conteúdos cobrados. “O candidato deve estar atento às questões sociais da atualidade e pensar em possibilidades práticas para a resolução de situações-problema”.

Leitor consciente

O candidato que deseja ingressar nas universidades usando sua pontuação nesse exame deve, antes de tudo, ser um leitor consciente do seu mundo. É o que afirma Ronaldo Pileggi, professor de redação e gramática do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, de São Paulo.“É recomendável ter um reportório cultural que permita se posicionar criticamente”, diz.

Fonte: Jornal Metro

avaliação enem