by /0 comments

Avaliação mostra baixo desempenho dos alunos em Minas Gerais

No 3º ano do ensino médio, em matemática, 54,8% dos alunos estão abaixo do desempenho recomendável para o nível educacional

Mais de 56% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Minas Gerais está abaixo do desempenho recomendável em português. Em matemática, 40,6% estão abaixo do esperado para a série.

Os dados são do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb 2010), divulgado terça-feira à noite pela Secretaria de Estado de Educação.

Segundo o jornal O Estado de Minas, apesar dos maus resultados, a avaliação mostra que houve avanços na qualidade na comparação entre 2006 e 2010. O Proeb mede a aprendizagem dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

A Secretaria de Educação de Minas mostra que no 5º ano do ensino fundamental o percentual de estudantes no nível considerado recomendável em língua portuguesa subiu de 40,3% em 2009 para 43,3% em 2010. Em matemática, a faixa de desempenho de alunos no nível recomendável é de 59,4%.

O 9º ano do ensino fundamental apresenta o menor percentual de estudantes na faixa de baixo desempenho. Em português, 10,8% dos estudantes estão nessa faixa de desempenho, já em matemática são 17,3% dos alunos.

O desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio no Proeb 2010 está insatisfatório para 54,8% em matemática. Já em português, este número é de 23,7%.

Em 2010, a participação dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental ultrapassou 94% nas duas disciplinas. No 9º ano, a participação foi de 88,9% em Língua Portuguesa e 87,9% em Matemática. No 3º ano do ensino médio os índices são de 82,6% em Língua Portuguesa e 81% em Matemática.

O Proeb integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Ele é realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O exame é uma avaliação externa universal, aplicada em todas as escolas públicas de Minas Gerais, urbanas e rurais. Segundo a secretaria, cada escola receberá um boletim com os resultados referentes ao desempenho de seus alunos e poderá trabalhar esses resultados de modo a estabelecer metas que vão garantir um aumento de qualidade.

Veja os resultados

моментальная раскрутка сайтадепутат лобановскийхамам турецкий