by /0 comments

Avaliação mostra piora em matemática e melhora em português na rede municipal de São Paulo

Educadores ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo dizem que a prefeitura priorizou a alfabetização e não houve programas para melhorar a matemática

Os resultados preliminares da avaliação aplicada pela prefeitura de São Paulo mostram piora em matemática pelo terceiro ano seguido e melhora em português nos dois últimos anos para os alunos do 9° ano do ensino fundamental.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Prova São Paulo mostra que houve melhora dos alunos da 3ª série tanto em português quanto em matemática.

Educadores ouvidos pelo repórter Fábio Takahashi dizem que a prefeitura priorizou a alfabetização e não houve programas para melhorar a matemática. Em 2006, foi criado o programa Ler e Escrever, que prevê formação de professores e materiais didáticos para a alfabetização.

Pela avaliação, a média dos alunos em matemática do 9° ano recuou nove pontos desde 2009, chegando a 228 (escala até 500). O ideal é que a nota seja 300 pontos.

Já a nota média dos alunos da 3ª série em matemática subiu 18 pontos em um ano, chegando a 155. O desempenho em português também avançou nesta etapa, mas não há informações sobre as notas.

Segundo o jornal, um dos problemas que afetam o ensino da matemática é a carência de professores.

O presidente do sindicato de diretores e coordenadores, João de Souza, disse que só recentemente a prefeitura começou a criar programas para matemática. “Faz sentido melhorar a alfabetização, porque ela dá base para tudo. Mas, na situação que estamos, não podemos deixar nenhuma área de lado”, afirmou à Folha de S. Paulo.

O jornal diz que os ex-gestores afirmaram (não cita quais) que foram feitas melhorias que permitirão um avanço rápido nos próximos anos.

A reportagem informa ainda que os dados de 2011 da prova não foram divulgados por inconsistências nos resultados.

O jornal diz que as médias obtidas passaram por revisão de um especialista contratado pela prefeitura, mas a reportagem não teve acesso às explicações do que foi feito para a correção.

O sistema municipal de São Paulo possui mais de 450 mil alunos no ensino fundamental, o equivalente a 30% das matrículas na cidade.

детские музыкальные инструментыпродвижение и раскрутка сайтовигрушка купить