by /0 comments

Bolsistas do ProUni tem melhor desempenho na universidade

Evasão também é menor, revela levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicado pela Folha de São Paulo

Os universitários que tem bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm desempenho superior ou igual ao dos colegas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), revela levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicado pelo jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 15.

O Enade á realizado duas vezes: no início e no final do curso. Em dez áreas pesquisadas, os ingressantes bolsistas tiveram o desempenho sempre melhor. Já entre os concluintes, em duas áreas (biomedicina e radiologia) a diferença a favor dos bolsistas foi significativa. Nas oito restantes (veterinária, odontologia, medicina, agronomia, farmácia, enfermagem, fisioterapia e serviço social), a distância (a favor dos bolsistas em quatro casos e contra eles em quatro) foi sempre igual ou inferior a dois pontos numa escala de zero a cem, uma diferença insignificante.

O Enade de 2007 foi o primeiro a identificar os formandos bolsistas do ProUni, programa do Ministério da Educação que dá bolsas integrais ou parciais em instituições privadas para alunos com renda familiar per capita inferior a três salários mínimos. Além disso, o programa exige aprovação mínima de 75% do total das disciplinas cursadas.

Os repórteres Antônio Gois e Denise Menchen ouviram quatro universidades privadas, dois alunos e um especialista para comentar os resultados.

A assessora da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, Célia Forghieri, disse que no início “muitos professores ficaram receosos de que os alunos [do ProUni] iriam diminuir o brilho acadêmico da universidade, o que se mostrou equivocado.” Para ela, o comprometimento desses estudantes é maior do que o de muitos não bolsistas, “que nem sabem o quanto o pai paga pela faculdade”.

Na PUC-Rio, a assessora da vice-reitoria Elisabeth Jazbik disse que os alunos do ProUni são “aplicados e reconhecem o valor da oportunidade que estão tendo”. De acordo com ele, a “evasão também é menor”. A universidade tentou oferecer bolsas parciais (com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos per capita), mas percebeu que muitos tinham dificuldade para pagar a metade da mensalidade.

As universidades Estácio de Sá, do Rio, e Anhembi Morumbi, de São Paulo, também reconhecem que os alunos do ProUni tem desempenho melhor. O diretor executivo de operações da Estácio, Jessé Holanda, disse que a evasão também é menor que não há “registro de nenhuma alteração significativa na curva normal de desempenho dos alunos”. Na opinião do diretor da Anhembi Morumbi, Karl Albert, os bolsistas “têm notas muito boas no Enem e chegam bem preparados”.

O estudante de publicidade Osmar Galvão, de 23 anos, filho de um auxiliar de serviços gerais e de uma empregada doméstica, disse sempre foi muito bem tratado na PUC do Rio. “A gente chega às vezes com uma visão de que vai encontrar apenas mauricinhos chatos e acaba se afastando. Mas fui muito bem acolhido”, disse ele ao jornal. Ele se forma este ano e afirma que sem bolsa integral seria impossível pagar a mensalidade de R$ 1.800. Segundo ele, os salários do pai e da mãe, somados, não chegam à metade deste valor.

Renan Muralho Pereira, de 20 anos, é o primeiro da família a ingressar numa universidade. Mesmo sem pagar mensalidade no curso de medicina na Anhembi Morumbi, ele recebe da universidade uma bolsa de R$ 300, mas nem sempre o dinheiro é suficiente.

O sociólogo Simon Schwartzman acredita em duas hipóteses para o resultado. A primeira é que os bolsistas têm nível socioeconômico superior ao de seus colegas. A segunda é que, como há uma nota mínima no Enem para pleitear a bolsa, ficam de fora os alunos de nível menor, que ingressariam, sem ProUni, em cursos menos disputados.

Leia a íntegra da matéria da Folha de S. Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u581064.shtml

пазловкупить раскрутку сайтаводопад декоративный для дома