Brasil celebra Semana de Educação para Todos - CGC Comunicação em Educação
  by /0 comments

Brasil celebra Semana de Educação para Todos

Campanha lembra o compromisso assumido no Fórum Mundial de Educação em Dacar (Senegal), em 2000, de reduzir pela metade o número de analfabetos até 2015

Educação como um Direito Humano é o tema central da Semana de Educação para Todos (EFA), que será celebrada, em todo o mundo, esta semana. O objetivo da campanha é lembrar o compromisso assumido no Fórum Mundial de Educação em Dacar (Senegal), em 2000, de reduzir pela metade o número de analfabetos até 2015.

“As estratégias de comunicação são chaves, tanto para ação educativa dirigidas às famílias, quanto para estabelecer e fortalecer alianças com os governos, legisladores, os que elaboram o orçamento e a comunidade”, diz o documento “Educação para todos: o compromisso de Dacar”.

Promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a campanha é mundial. Cem milhões de crianças continuam fora da escola quase um bilhão de adultos são analfabetos, segundo a organização.

A idéia da Unesco é que a sociedade crie “uma corrente de testemunhos e de responsabilidades, o elo importante que cada pessoa representa”. Neste ano, a campanha terá uma mensagem especial por encontrar-se a meio caminho da data para os objetivos de Dakar serem alcançados. “É um momento importante para se exigir ações mais imediatas. Em lugar de ser um ideal distante, estes direitos devem converter-se o quanto antes numa realidade”, alerta nota da Unesco.

O evento é organizado também pela Campanha Global para a Educação. Em 2001, o Brasil sancionou Lei 10.172, que aprovou o Plano Nacional de Educação e estabeleceu metas para a educação. Há 49 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabeleceu a educação como um direito fundamental de todo ser humano.

A declaração de Dakar acrescenta que ela é “a chave para o desenvolvimento sustentável e para assegurar a paz e a estabilidade em cada país”. O Marco de Ação de Dacar estabelece seis objetivos para o alcance da Educação para Todos até 2015:

1) expandir e melhorar a educação e cuidados na primeira infância;

2) assegurar o acesso de todas as crianças em idade escolar à educação primária completa, gratuita e de boa qualidade;

3) ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens e adultos;

4) melhorar em 50% as taxas de alfabetização de adultos;

5) eliminar as disparidades entre gêneros na educação; 6) melhorar todos os aspectos da qualidade da educação.

Mais informações em:http://www.unesco.cl/medios/biblioteca/documentos/ept_dakar_marco_accion_pgues.pdfинтернет магазин бытовой техники в донецкеTopodinкупить конверт одеяло для новорожденного на выписку