by /0 comments

Brasil e Canadá trocam intercâmbio educacional e cultural

Estudantes e educadores canadenses visitarão o Brasil para vivenciar uma realidade bem diferente

Os garotos canadenses Blake e Luis, de 11 anos, e Matt, 12 anos, estão de malas prontas para uma viagem de 14 dias a São Paulo. No próximo dia 24 de maio, estes estudantes da 6ª série deixam a pequena cidade de Nelson D.C, de 10.000 habitantes, no oeste do Canadá, para vivenciar uma realidade bem diferente daquela do país em que vivem, tanto em termos culturais quanto sociais. O intercâmbio só foi possível graças ao Programa Sister School, firmado entre a escola em que estudam, a South Nelson Elementary, com a Escola Cidade Jardim – Play Pen, localizada na zona sul da capital paulista.

Além das viagens de intercâmbio entre os dois países, o programa também prevê a troca de informações entre os professores sobre Brasil e Canadá. Dois educadores canadenses acompanharão os estudantes nesta viagem ao Brasil. De volta ao Canadá, levarão na bagagem mapas, bandeiras, músicas, receitas e livros para mostrar em sala de aula um pouco mais sobre a cultura brasileira.

Logo que a parceria foi fechada, no início do ano, 10 famílias canadenses se interessaram em participar, mas às vésperas da viagem, a maioria desistiu. “Infelizmente, grande parte das famílias desistiu por medo da violência. As notícias que chegam do Brasil mostram uma população acuada por tantos assaltos e assassinatos. Muitos tiveram receio de expor seus filhos a estes perigos”, explica Lyle French, diretor pedagógico da Escola Cidade Jardim – Play Pen. “Queremos mostrar a estes jovens o lado positivo do Brasil que é pouco divulgado lá fora. Há muitas coisas boas para serem mostradas”.

Uma agenda movimentada aguarda os alunos que chegam. Além de aulas diárias de português, os estudantes têm diversos passeios programados, incluindo a área central da cidade e o Teatro Municipal, Avenida Paulista e o Masp, Estação da Luz, Mercado Municipal, Parque Ibirapuera e um dia no Guarujá.

Famílias da comunidade escolar irão hospedar estes alunos, que retornam ao Canadá no dia 6 de junho. “Temos certeza de que estes alunos, ao voltarem para o Canadá, se tornarão embaixadores do Brasil, disseminando uma boa imagem de nosso país lá fora e incentivando mais famílias a enviarem seus filhos pra cá no futuro”, afirma Lyle.

otz.avetesla.ruкарандаши для губрешения для