by /0 comments

Brasil é tricampeão da Olimpíada Ibero-Americana de Física

A equipe, formada por Danilo Albuquerque, Elder Yoshida, Lucas Souza e Matheus de Paula, conquistou quatro medalhas de ouro
O Brasil conquistou o tricampeonato da Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), competição destinada a alunos do ensino médio. A equipe brasileira, formada pelos estudantes Danilo Albuquerque (CE), Elder Yoshida (SP), Lucas Souza (SP) e Matheus de Paula (SP), conquistou quatro medalhas de ouro.

A 15ª edição do torneio foi realizada no Panamá, de 26 de setembro a 2 de outubro. Os brasileiros são selecionados na Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

Os quatro foram selecionados na OBF 2008, quando cursavam a 1ª série do ensino médio. Eles passaram por treinamentos e foram acompanhados pela Comissão de Preparação da OBF. Tiveram aulas teóricas e experimentais durante uma semana no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos.

A OIbF reuniu 71 competidores de 17 países da América Latina, mais Portugal e Espanha. Cada nação pode enviar, no máximo, quatro estudantes.дискретная видеокарта для ноутбукаto be french translationигри для дєвочек