by /0 comments

Brasil fica em primeiro na Olimpíada Iberoamericana de Matemática

Com duas medalhas de ouro e duas de prata, os estudantes brasileiros obtiveram também a maior pontuação da competição, com 133 pontos
Com duas medalhas de ouro e duas de prata, o Brasil conquistou o primeiro lugar na 25ª edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática, realizada de 20 a 30 de setembro em Assunção, Paraguai. Vinte e um 21 países participaram. Os estudantes brasileiros obtiveram também a maior pontuação da competição, com 133 pontos, informam os organizadores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

O estudante Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador, que estuda na capital paulista, ganhou a medalha de ouro com 38 pontos e obteve a maior pontuação da competição. Deborah Barbosa Alves, de São Paulo, também conquistou o ouro. Gustavo Empinotti, de Florianópolis, que estuda em São Paulo, e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro, ficaram com a prata.

A Olimpíada Iberoamericana de Matemática é realizada desde 1985 com a colaboração dos Ministérios de Educação e de Sociedades de Matemática destes países. Os objetivos são fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade iberoamericana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca de experiências entre os participantes.

Este ano participaram da competição Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até quatro alunos, totalizando 81 estudantes.

A participação brasileira na competição é organizada pela OBM, um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT–Mat).проверка на полиграфе законностьhebrew translaterстоматология