by /0 comments

Brasil tem seu melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Informática

Os quatro brasileiros presentes na 19ª edição, realizada no Egito, ganharam medalhas de bronze. Participaram 283 estudantes de 73 países

O Brasil teve seu melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Informática desde que começou a participar, em 1999, informa a Agência apesp. Os quatro estudantes presentes na 19ª edição, realizada de 16 a 23 de agosto, no Cairo, capital do Egito, ganharam medalhas de bronze.

São eles: Ricardo Pereira, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP); Pedro Bezerra da Silva, do Colégio Instituto de Tecnologia ORT, no Rio de Janeiro; Marcelo Póvoa, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Gabriel Dallalio, do Colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP).

A equipe foi selecionada entre os melhores colocados da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Fundação Carlos Chagas.

“Esse foi o desempenho mais consistente dos brasileiros. Eles estavam muito bem preparados, ficando à frente de estudantes de outros países com mais tradição que o Brasil em olimpíadas científicas”, disse o coordenador da OBI e professor do Instituto de Computação da Unicamp, Ricardo Anido, ao repórter Thiago Romero.

Participaram da olimpíada 283 estudantes com idade máxima de 19 anos de 73 países. Segundo a Agência Fapesp, o objetivo da competição é estimular o interesse pela ciência da computação e informação tecnológica.

Os alunos foram desafiados a resolver seis questões em dois dias, em no máximo cinco horas por dia. “Os estudantes têm que resolver em algumas horas o que muitos profissionais talvez demorem meses para resolver”, disse o professor.

Leia a íntegra da matéria na Agência Fapesp

O site da Olimpíada Internacional de Informática

купить ноутбук со скидкойтоподинлечение корней зубов