by /0 comments

Brasileiro dá nota 7 para a educação

Entre as medidas que o governo deveria tomar para melhorar a educação pública, 46% defendem melhorar o salário dos professores

Mais de 70% dos brasileiros estão satisfeitos com a qualidade da educação no país, revela uma pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira, dia 15, informa o site G1. O levantamento indica que 3% consideram o ensino ótimo; 22% acreditam que ele é bom; 47% dizem que a educação é regular; 13% classificam a qualidade como ruim; 13% dos entrevistados acham o ensino péssimo; e. 2% classificaram em outras categorias.

Os brasileiros também estão satisfeitos com a escola dos seus filhos e dão |nota 7 para os estabelecimentos de ensino. Dos entrevistados, 9% deram nota inferior a 5. Na comparação entre escola pública e privada, a satisfação é praticamente a mesma: 6,7% dos pais com filhos no ensino público estão satisfeitos; índice que sobe para 7,7% nas escolas particulares.

Só 11% da população brasileira coloca a educação como principal problema do Brasil, atrás de segurança (30%), atuação dos governantes (17%), trabalho (13%) e saúde (11%). Social vem logo após (10%), seguido da economia (6%) e meio ambiente (1%).

Questionadas sobre quais as medidas para conquistar uma educação de qualidade, as alternativas mais apontadas foram: ensinar as matérias (31%), nenhuma (28%), oferecer perspectiva de realização profissional (24%), assegurar igualdade de oportunidade (19%) e formar cidadãos críticos e conscientes (18%).

Entre as medidas que o governo deveria tomar para melhorar a educação pública, duas tiveram grande adesão dos respondentes: melhorar o salário dos professores (46%) e a sua formação (37%).

O Ibope ouviu mil homens e mulheres, de 16 a 69 anos, de todas as classes sociais e residentes de nove regiões metropolitanas. A pesquisa foi feita a pedido do projeto Educar para Crescer, que tem entre seus patrocinadores o grupo internacional Laureate International Education e o Grupo Abril.

Leia a matéria do G1

A íntegra da pesquisa

O projeto Educar para Crescer

Leia também:

Brasileiro desconsidera educaçaão na hora de votar

игри для детеймодная одежда в картинкахджинсы для девочки