by /0 comments

Brasileiro ganha medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Henrique Pondé de Oliveira Pinto ficou em 10° lugar na classificação geral. O Brasil ficou classificado em 17º lugar, entre 105 países.
O estudante brasileiro Henrique Pondé de Oliveira Pinto conquistou uma medalha de ouro na 50ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), destinada a alunos do ensino médio, entre 14 e 19 anos. De acordo com nota da Olimpíada Brasileira de Matemática, Pondé, que é baiano e estuda em São Paulo, ficou em 10° lugar na classificação geral. O Brasil ficou classificado em 17º lugar, entre 105 países.

A competição ocorreu de 14 a 21 de julho, na cidade de Bremen, na Alemanha. O Brasil foi representado por uma equipe de seis estudantes liderados pelos professores Carlos Yuzo Shine, de São Paulo, e Ralph Costa Teixeira, de Niterói (RJ).

O Brasil conquistou ainda três medalhas de prata com Renan Henrique Finder, de Joinville (SC, que estuda na cidade de São Paulo), Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador, e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro, além de duas medalhas de bronze com Marco Antonio Lopes Pedroso, de Santa Isabel (SP), e Davi Lopes Alves de Medeiros, de Fortaleza.

Um comitê internacional elegeu, após os temas propostos pelos países participantes, os problemas que seriam resolvidos. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Em cada dia, os participantes resolveram, em quatro horas e meia, três problemas.

O Brasil participa da Olimpíada Internacional de Matemática desde 1979 e já conquistou um total de 81 medalhas, sendo oito de ouro, 21 de prata e 58 de bronze.

A participação do país na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, que é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.продвижение маркивнедрение сэд отдела кадров в университетеonline slot machine casino