by /0 comments

Brasília tem 250 escolas sem registro oficial

Segundo o Jornal de Brasília, os cursos destas instituições não tem validade e o colégio não possui autoridade para emitir certificados

Um levantamento do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep) revela que existem aproximadamente 250 escolas no DF sem cadastro na Secretaria de Educação. Segundo o Jornal de Brasília, os cursos destas instituições podem não ter validade e o colégio não possui autoridade para emitir certificados.

“Queremos deixar claro que quando uma escola não está credenciada, tudo está em xeque. Desde os profissionais que estão ali trabalhando, até o aprendizado”, afirmou o presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), Luis Cláudio Megiorin, à repórter Camila Costa. “Temos denúncias de pais que foram surpreendidos, pois foram ludibriados com uma oferta, mas depois descobriram que era diferente”.

O presidente do Sinproep, Rodrigo de Paula, disse que está atualizando a lista das escolas irregulares. “Com a fiscalização que estamos fazendo é quase certo que tenha reduzido ( o número de instituições sem registro) de 2010 para 2011”, afirmou. Até o fim do ano estará pronta a lista com o nome de todos os estabelecimentos de ensino clandestinos do DF. De acordo com a estimativa do Sinproep, cerca de 95% das 250 irregulares são de educação infantil e estão localizadas em áreas residenciais..

“É um risco deixar a educação dos filhos nas mãos desse tipo de instituição. Normalmente, são responsáveis pelo primeiro contato da criança com a escola e, se for feito de maneira errada, pode gerar trauma para a vida toda”, disse Rodrigo ao jornal da capital federal.

Ele sugeriu que os pais chequem na Secretaria de Educação se a escola é credenciada. “É importante também verificar o projeto pedagógico e sempre desconfiar de preço de mensalidade muito baixo”, disse.

vsemsmart.ruкисти Naturalкуртки пальто для девочек