by /0 comments

Cai o número de alunos por classe no Brasil

O número médio no ensino fundamental caiu de 34 em 2000 para 30 em 2008, revela a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

O número médio de aluno por classe de ensino fundamental no Brasil caiu de 34 em 2000 para 30 em 2008, revela um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organização que reúne os países desenvolvidos. Os dados consideram rede pública e privada.

Publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa mostra que nos 39 países da OCDE, incluindo convidados como Brasil e Rússia, a média é de 24 estudantes.

Já nos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), há, em média, 25 alunos por sala, contra 21 dos países da OCDE. Em 2000, o Brasil tinha 26 alunos nesta etapa do ensino.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Yvelise Arco-Verde, disse aos repórteres Fábio Takahashi e Talita Bedinelli que menos alunos por classe é melhor para o aprendizado dos alunos. “Uma grande quantidade de alunos diminui a possibilidade de um melhor trabalho do professor”, afirmou.

O presidente da União dos Dirigentes de Instituições Municipais (Undime), Carlos Eduardo Sanches, cobra mais investimentos do governo federal. “Precisamos de investimento público em educação, sobretudo da União. Quando tivermos mais dinheiro, vamos enfrentar o problema”, afirmou ao jornal.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, também cobra mais investimento. “É preciso aumentar o investimento, para construir mais classes e contratar mais educadores”, disse.

Na opinião do professor da Faculdade de Educação da USP, Romualdo Portela de Oliveira, o Brasil está “em um patamar razoável” nesta questão da quantidade de alunos por classe. “Lógico que há casos absurdos. O país tem que trabalhar ainda com quem está fora da média, mas em princípio não parece complicado”, disse à Folha de S. Paulo. Segundo ele, o excesso de alunos dificulta o trabalho do professor e atrapalha a aprendizagem do aluno.

пиар акцияcanon i-sensys lbp6750dnфото яхты абрамовича