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Celular é usado por 52% dos alunos em atividades escolares, atesta pesquisa

Mais da metade (52%) dos estudantes brasileiros de 5º e do 9º anos do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio usam o celular para fazer atividades escolares, revela uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada nesta quinta-feira, dia 3. Ente os alunos do ensino médio este número chega a 74%.

Em 2016, a pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Educação 20016 passou a investigar com mais detalhes o uso dos dispositivos móveis em atividades pedagógicas, realizadas na escola e fora dela.

A Agência Brasil informa que o estudo aponta que 91% dos professores utilizaram a Internet pelo telefone celular para uso pessoal em 20016 (no primeiro ano do levantamento, em 2011, esse número era de apenas 15%). Além disso, 49% dos professores utilizam o celular em atividades com os alunos, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior (39%).

Celular sem WiFi

Apesar do avanço, apenas 31% dos estudantes afirmaram utilizar a Internet pelo telefone celular na escola, sendo 30% entre os alunos de escolas públicas e 36% nas instituições privadas. A principal causa da baixa adesão é que as escolas não permitem o uso da rede WiFi pelos alunos. De acordo com o trabalho, 92% das escolas possuem WiFi, mas 61% dos diretores afirmaram que o seu uso não é permitido aos alunos.

Segundo a pesquisa TIC, 95% das escolas públicas têm ao menos um tipo de computador conectado à Internet. Entretanto, 45% deles ainda não ultrapassaram 4Mbps de velocidade de conexão à Internet e 33% têm velocidade de até 2Mbps.

A pesquisa mostra ainda que os laboratórios de informática estão presentes em 81% das escolas públicas, mas, em apenas 59%, esse espaço encontrava-se em uso em 2016. Além disso, somente 31% dos professores de escolas públicas afirmaram usar computadores no laboratório para desenvolvimento de atividades com os alunos.

“Apesar de sermos um dos primeiros países na América Latina a ter uma política de TIC na educação, a plena adoção de computadores e da internet nas rotinas de ensino e aprendizagem ainda é limitada, seja por deficiências na infraestrutura de TIC, seja por limitações na capacitação do professor”, disse Alexandre Barbosa, o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que também participou da pesquisa juntamento com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)

Quanto ao computador, 40% dos professores da rede pública disseram usar a ferramenta em sala de aula e 26% deles informaram que se conectam à internet para as atividades. Em escolas particulares, os percentuais são de 58% e 54%. “Apesar dos avanços registrados na conexão à Internet que chega às escolas, ainda existem muitos espaços educativos em que não há acesso ou esse acesso é limitado. É fundamental, portanto, a ampliação do uso da Internet nos espaços pedagógicos mais utilizados por professores e alunos, como as salas de aula, bibliotecas e salas de estudo”, disse Barbosa.

Segundo o estudo, 94% dos professores disseram que o uso da informática permitiu o acesso a materiais didáticos mais diversificados ou de melhor qualidade. Além disso, grande parte dos docentes concorda que a adoção de novos métodos de ensino (85%) e o cumprimento de tarefas administrativas com maior facilidade (82%) são resultado do uso das TICs.

Os diretores (36%) também disseram que o desenvolvimento de novas práticas de ensino baseadas no uso de computador e internet é a ação prioritária para a integração das TICs na escola, opinião de 35% dos coordenadores pedagógicos entrevistados.

A pesquisa foi feita entre os meses de agosto e dezembro do ano passado em 1.106 escolas públicas e privadas, com turmas do 5º ou 9º ano do ensino fundamental e/ou 2º ano do ensino médio localizadas em áreas urbanas. Foram entrevistados 935 diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores de língua portuguesa e matemática ou multidisciplinares e 11.069 alunos de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 2° ano do ensino médio.

Veja a íntegra da pesquisa TIC Educação 2016

 

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