by /0 comments

Cinco milhões devem participar da Prova Brasil

Provas vão até o dia 20 de novembro. Neste ano, ela será realizada em conjunto com a outra avaliação da educação básica, o Saeb

Mais de cinco milhões de estudantes começam nesta segunda-feira, dia 5 de novembro, a fazer a Prova Brasil, exame criado em 2005, para avaliar o desempenho de estudantes de escolas públicas urbanas em língua portuguesa e matemática nas 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. A prova será aplicada até o 20 de novembro. Os alunos também responderão a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a escola.

Segundo o MEC, “as questões foram elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos”.

Para elaborar os exames, são usadas as chamadas matrizes de referência. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), elas “não podem ser confundidas com as matrizes curriculares, pois não englobam todo o currículo escolar”. O Inep diz que na matriz de referência é “usada uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos que traduzem certas competências e habilidades”.

Apesar de a prova não ser obrigatória, o MEC alerta que os resultados são fundamentais para obter o resulta do Ideb, o novo indicador criado pelo MEC este ano. A adesão das provas é feita pelas secretarias estaduais e municipais de educação.

Neste ano, a Prova Brasil será realizada em conjunto com a outra avaliação da educação básica, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

топодинкупить пижаму для девочки 14 лет