by

Bullying: como as escolas previnem

Após tragédia em escola de Goiás, Rede TV produz reportagem com as estratégias das escolas para a prevenção ao bullying.

Singularidades contra o bullying

A psicóloga e professora do Instituto Singularidades, Elizabeth Sanada, diz que é “muito importante que se crie uma rede de apoio, de identificação destes elementos dentro da escola e dentro da família para justamente oferecer um circuito de segurança a este aluno, a este filho, a este jovem que está sendo vítima de bullying”.

A reportagem destaca que inúmeros escolas encaram o problema de frente. A presença de alunos e mediadores de conflito mudou a vida de muita gente que padecia em silêncio.

Stance Dual contra o bullying

A escola Stance Dual, em São Paulo, criou com os alunos equipes de ajuda que atuam junto aos colegas. David Garcia e Giovana Ferrari Milan participam há dois anos de um programa que une alunos, orientadores e pesquisadores a encararem de frente o  bullying nas escolas. As reuniões com as equipes de ajuda acontecem no intervalo das aulas e fazem parte do projeto convivência na escola.

São conversas bem descontraídas que acontecem no patio do recreio. Além do bullying, eles discutem outros problemas do dia a dia. David e Giovana são preparados para intervir em situações de conflito.

“O agressor também está sofrendo algo para causar o bullying em outra pessoa. Agora eu consigo realmente entender o que cada um está sentindo e como posso ajudar ele”, diz Giovana.

David diz o projeto mudou seu jeito de intervir nestas situações de conflito. “Mudou meu papel nestas situações. É uma prática transformada”, afirma.

As ações das equipes de ajuda clarearam o modo de enxergar as situações de conflito de uma forma mais clara e sutil. “Eu penso que eles conseguem de verdade agora enxergar para o outro com mais empatia e menos julgamento. Isto é um ganho bem importante do trabalho das equipes de ajuda”, diz Luciana Zobel, orientadora educacional da Stance Dual.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone