by /0 comments

Como escolher a escola (Revista Educação)

O que os pais precisam prestar atenção na hora de escolher a melhor escola para os filhos é o tema da entrevista feita com o educador Marcelo Cunha Bueno

Marcelo Cunha exalta a importância da família pensar no espaço da escola: se este é aberto e entra sol, se tem brinquedos nas salas de aula, por exemplo. Confirma a importância de se ver as crianças circulando pelos espaços, em como as atividades no ambiente ocorrem. No mais, pensar em perguntas que afligem todas as famílias.

Mas, para o educador, o ponto principal é o questionamento das famílias acerca da formação dos professores daquela determinada escola. É crucial que todo professor tenha passado por uma faculdade de pedagogia, pois é lei. O questionamento ao diretor, de como a escola investe no professor, é a base.

Período de adaptação

A família deve entender que este primeiro momento é um momento de sedução, mas, principalmente, um momento de estabelecimento de vínculos e laços com a criança.

A escola é, por si só, um lugar de incômodo, nem sempre sendo um lugar feliz. Mesmo assim, este incomôdo mobiliza a criança à uma movimentação melhor.

Quando ela adentra no universo da escola, se depara com um universo totalmente coletivizado.

A criança deve, portanto, se virar com a fala, com o corpo, ter de se virar no grupo, entendendo que sua vontade nem sempre irá prevalecer. Compreender o social, uma vez que existirão outras crianças com vontades distintas.

A adaptação é o momento de significar essa transição de algo que é mais individual, familiar, para algo mais coletivizado. A participação dos pais nessa movimentação é, portanto, crucial.

Quando este processo se modifica, passando a gerar pontos positivos, é a hora de deixar a criança, aos poucos, mais distante dos pais, exaltando sua autonomia no âmbito escolar.

Confira a íntegra da entrevista feita pela Revista Educação no vídeo acima.

 

 игра железные дорогимашины на пультупесок для пескоструйной