by

Ciência: como nossas decisões seguem o efeito manada

A ciência busca explicar que as modas, mesmo as mais passageiras, existem basicamente porque as pessoas são influenciadas pelo que elas percebem como comportamento coletivo.

O colunista do Jornal da Globo, Samy Dana pergunta: quando você vai tomar uma decisão você tem certeza de que fica livre da influência dos outros? Gostamos de pensar que somos independentes e mantemos nossa individualidade. Mas o fato é somos muito mais influenciados do que gostaríamos de admitir.

Este ano uma nova moda apareceu: os spinneres. Este brinquedo parece uma novidade, mas não é. Ele foi criado em 93 por uma engenheira americana que registrou a patente. Vinte anos e não tinha vendido quase nada e a patente expirou. Há pouco tempo, a indústria de brinquedo relançou e aí o sucesso foi estrondoso.

Stance Dual

Os alunos da escol Stance Dual, em São Paulo, explicam porque gostam tanto do brinquedo. “Eu não queria ficar de fora”, diz uma. Outro aluno afirma: “não tinha uma pessoa que não tinha”. Um terceiro aluno da Stance conta que “ficava todo mundo no recreio já querendo ver quais os outros tinham, tentando fazer as manobras, foi um estouro”.

O que gerou o efeito manada nos spinners foi o argumento de venda. A engenheira sofria de uma doença que limitava seus movimentos. Era uma forma de brincar com aquilo sem se mexer muito. Já o fabricante de brinquedos foi muito mais convincente. Prometeu que o brinquedo seria capaz de tornar adultos e crianças mais concentrados.

O colunista mostra como o efeito manada pode ser bem espontâneo. Ele reproduz um experimento que mostra que as pessoas tendem a agir em conformidade. Cinco pessoas chegam na esquina e começam a olhar para o céu. Em pouco tempo, elas influenciam o comportamento das pessoas que passam por eles. Apesar de não ter nada de anormal no céu, muita gente não consegue conter o impulso de olhar para cima.

Este experiência foi criado por Solamon Asch, psicólogo que ficou conhecido por estudar o comportamento coletivo

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone