by

Congresso ICLOC incentiva a formação continuada de educadores de São Paulo e outros municípios.

Formação continuada – Algumas escolas da rede pública de São Paulo e de municípios vizinhos encontraram uma forma de garantir a formação continuada do seu corpo docente. Nas reuniões semanais entre a equipe pedagógica, os professores apresentam aos colegas das outras áreas, suas práticas letivas e os avanços que obtiveram.

A iniciativa surgiu depois que começaram a participar do ICLOC – Instituto Cultural Lourenço Castanho, que desde 2009, promove o compartilhamento das práticas escolares entre professores de toda parte do Brasil.  Este ano o congresso ocorrerá no dia 27 de maio no Colégio Mackenzie, e apresentará 983 práticas letivas, que serão apresentadas por 1.500 professores – de escolas públicas e privadas. O evento é gratuito e é visto por  milhares de educadores como  oportunidade para a  troca de saberes e investimento na capacitação profissional.

O grande aumento de trabalhos inscritos e de educadores/congressistas que participam ano a ano denuncia que a prática do compartilhamento de saberes trabalha, de fato, a formação continuada do educador ativo na sala de aula.  Este ano o Congresso apresentará 250 diferentes seções, em três horários, com a apresentação de práticas letivas de todos os anos da educação básica, ensino médio, ensino médio técnico, EJA,  além de trabalhos com foco na formação de professores e atenção à diversidade.

“É muito interessante observar o quanto os trabalhos que serão apresentados no Congresso ICLOC refletem as preocupações e crenças dos educadores e das escolas”, diz Sylvia Gouvêa, uma das criadoras do ICLOC e membro do Conselho Estadual de Educação de SP.

Para o encerramento do IX Congresso de Práticas na sala de aula, o ICLOC preparou um espaço para reflexão sobre os assuntos mais importantes e atuais no debate sobre a educação no Brasil – A Base Nacional Curricular Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio que serão mediados pela presidente do INEP, Maria Inês Fini e a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães Castro.

O ICLOC

O ICLOC  foi criado pelas mantenedoras da Escola Lourenço Castanho que acumularam em mais de 40 anos uma grande bagagem em educação, e acreditam na eficácia da formação continuada através da troca de saberes junto aos  colegas de profissão. Este ano o Congresso  também conta com a parceria do Instituto Singularidades, faculdade que integra o Instituto Península e com grande  reconhecimento pela qualidade dos cursos que oferece –  licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática.

http://cgceducacao.com.br/ampliacao-das-redes-de-formacao-docente/ 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone