by /0 comments

Creche administrada pela prefeitura de São Paulo é melhor

Creches conveniadas da prefeitura têm qualidade inferior à das unidades próprias da administração

As creches conveniadas da prefeitura de São Paulo têm qualidade inferior à das unidades próprias da administração, revela um relatório do Tribunal de Contas do Município publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

A fiscalização afirma que a jornada dos educadores na rede administrada pela prefeitura é de 30 horas, sendo cinco para preparação de atividades. Na conveniada, é de 40 horas, sem tempo para planejamento. O tribunal acusa a prefeitura de falhar na fiscalização dos gastos e da qualidade das creches terceirizadas.

De acordo com a reportagem de Fábio Takahashi, a rede conveniada, em que entidades privadas recebem verbas públicas para manter as vagas, já é maior que a direta (70,2 mil e 39,4 mil crianças). O valor mensal por criança repassado fica entre R$ 180 e R$ 256. O jornal diz que o modelo de gestão conveniada é uma aposta do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para reduzir a fila de 68 mil crianças sem creche.

“No afã de enfrentar a falta de vagas, a prefeitura às vezes não tem o devido rigor com a fiscalização e questões pedagógicas”, afirmou o autor do relatório, Maurício Faria. “As creches não podem ser vistas apenas como lugar para deixar as crianças. Pesquisas mostram que elas precisam receber estímulos adequados, que terão impacto em toda a formação educacional delas.”

A prefeitura rebateu as críticas do tribunal. Disse que não há na legislação previsão de tempo para preparação e formação e afirma que todo mês há um período para essas atividades, a “parada pedagógica”. A prefeitura garante que fiscaliza todo mês a formação dos educadores e informa que a lei prevê que os educadores têm até 2011 para obter a titulação exigida. A prefeitura diz ainda que as creches devem exibir relatório mensal de contas.

A integrante do fórum das creches conveniadas, Zilda Matos, garante que “a prestação de contas é bem rigorosa”.

детские игрушки роботыклас харьковбесконтактная автомойка

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone