by /0 comments

A Criança e o ” Rato”

Não se trata do Mickey Mouse, nem tão pouco do ditado: o rato roeu a roupa do rei de Roma, tão utilizado na alfabetização de crianças em idade de pré-escola. Hoje, um dos melhores “amigos” das crianças que estudam no Colégio I.L. Peretz, localizado na Vila Mariana, em São Paulo é o “mouse”, ou melhor, o “rato” do computador.

Desde 2000 o colégio tem investido fortemente na relação entre as crianças, com idade a partir dos 4 anos, e a informática, por acreditar que o computador deve ser incluído desde já na rotina dos alunos. Entre as tarefas: a realização de projetos interdisciplinares, navegação pela internet, o uso de jogos e softwares educacionais.

Para facilitar o manuseio pelas crianças, a sala de informática recebeu mesas baixas e mouses pequenos. Todo o processo é feito com acompanhamento especial nas aulas que acontecem uma vez por semana. A classe é dividida em 2 grupos – um, fica com a professora polivalente e o outro, com a professora de Informática. Após 30 minutos os grupos são invertidos. “Neste sentido, os grupos são reduzidos e o atendimento é mais individualizado”, afirma Adair Franchi, coordenadora de informática do Colégio I.L. Peretz.

O colégio cria também softwares e páginas de Web originais para atender às demandas dos projetos aplicados em sala. Além das aulas com a professora especialista, os alunos utilizam o recurso do computador com professores de outras disciplinas. Um exemplo recente aconteceu nas aulas de Inglês, equipada para leitura digital, com utilização da lousa digital, jogos e programas interativos usados para agregar o trabalho com os conteúdos.

“Temos como proposta aumentar o contato com o inglês e o hebraico; por isso criamos as aulas “Ingles.com” e “Ivrit.com”, utilizando softwares que, de forma lúdica e integrada, integram as crianças sob a forma de jogos nestes idiomas”, explica Franchi.

Outra coisa legal desse contato entre a criança e o computador é a possibilidade de elas enviarem mensagens para os pais, em comemoração a datas especiais. “Diversificamos a oferta de possibilidades, fazendo da Internet parte integrante do processo da escola”, completa a coordenadora.smsbezdna18-135mm stmкупить браслет детский