by /0 comments

Cursos de pós-graduação crescem 20% nas universidades federais

Andifes atribui o crescimento à implantação do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
O número de cursos de pós-graduação nas universidades federais registrou um crescimento de 20,1% entre 2006 a 2009, revela um estudo da Andifes, publicado pela secretaria de comunicação da Universidade de Brasília (Unb). Há dois anos, eram 4.099 cursos, contra 3.412 em 2006.

Os números também mostram aumento no número de professores e alunos. No caso dos docentes, a alta foi de 21%, passando de 37 mil em 2006 para 45 mil em 2009. O número de discentes também cresceu 21% e passou de 132 mil para 164 mil no mesmo período.

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, João Luiz Martins, atribui o crescimento ao processo de expansão das universidades federais, com a implantação do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

“A partir do momento em que as universidades federais tomaram a decisão de começar seus processos de expansão através do Reuni, a maioria criou novos campi, novos cursos e ampliou a oferta de vagas”, disse. Na opinião dele, “o mercado continua muito aquecido para absorver profissionais com essa formação no Brasil”.

A pesquisadora Denise Bomtempo, UnB, destaca que o crescimento de cursos de mestrado e doutorado ocorreu em áreas estratégicas na UnB. “O que é importante é que nosso crescimento está nas áreas estratégicas como as engenharias, especialmente nas áreas biomédicas, a biologia, com enfoque em nanotecnologia e biotecnologia e nas multidisciplinares”, disse.

Para o presidente da entidade que congrega os reitores das universidades federais, “a chegada desses novos docentes acabou favorecendo uma série de áreas de conhecimento que até então não tinham o quadro necessário para construir novos programas e ampliar a pós-graduação”.

A pesquisa confirma que a oferta dos cursos ainda é muito desigual entre as regiões. No Sudeste, o número de cursos cresceu 15%, passando de 1.915 para 2.212. Já a região Norte, embora tenha registrando um aumento de 78% dos cursos, ainda possuia em 2009 apenas 178 cursos de pós.очень дешевыецерковь заготзерновский проезд 14машини на пульту